FeliS

FeliS está com inscrições abertas para lançamentos de livros

Escritores que desejam lançar obras da Feira do Livro de São Luís têm até o dia 5 de outubro para inscrever propostas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Espaço para a divulgação da produção literária, a feira está com inscrições abertas
Espaço para a divulgação da produção literária, a feira está com inscrições abertas (FEIRA DE LIVRO )

Este ano a Feira do Livro de São Luís (FeliS) celebra 10 anos de realização homenageando o poeta Gonçalves Dias. Marcada para os dias 6 a 13 de novembro, na Praia Grande, o evento traz como tema "Ler a Cidade e suas Memórias". Espaço para a divulgação da produção literária, a feira está com inscrições abertas para quem deseja lançar livros durante o evento. Os interessados têm até o dia 5 de outubro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult - Rua do Mocambo, Centro), das 13h às 17h de segunda a quinta-feira, e das 8h às 12h nas sextas-feiras.

Os escritores deverão entregar ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo proponente, resumo da obra para fins de apresentação no momento do lançamento, um exemplar da obra autografado (que após o lançamento será doado à Biblioteca Pública Municipal José Sarney), publicada no ano de 2016.

Serão recebidas 42 propostas de lançamento de obras inéditas até o prazo definido pelo edital. Caso o número de propostas não atinja o de vagas disponibilizadas, as propostas de lançamentos e relançamentos de anos anteriores serão aceitas. A ficha de inscrição estará disponível no Portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br/secult) e no site da Feira do Livro de São Luís (www.feiradolivrodesaoluis.com.br). O resultado será disponibilizado nos mesmos sites no dia 10 de outubro.

O objetivo da FeliS é propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura. A cada edição, mais de 200 mil visitantes celebram a tradição literária e cultural da capital maranhense, entre turistas e moradores locais.

Homenagem

Neste ano, o poeta Gonçalves Dias – um dos maiores ícones da literatura do país, responsável por consolidar o movimento romântico brasileiro – e conta com uma programação com atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias, com a participação de escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados.

Nesta edição, serão exibidas sessões de cinema em homenagem aos patronos das feiras anteriores. O público poderá curtir filmes infantis, infantojuvenis e adultos; mostras lembrando a memória cinematográfica de premiados no Festival Guarnicê; filmes de produtores maranhenses inspirados na literatura, além da participação em debates sobre o tema.

Estão nesta lista ícones como Josué Montello, Ferreira Gullar, José Louzeiro, José Chagas, Nauro Machado, Wilson Marques e Lourdinha Lacroix. A programação conta ainda com atividades nos principais espaços culturais do Centro Histórico, entre eles, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho; Teatro João do Vale; Praça Nauro Machado; Casa do Maranhão; prédio do Instituto de Educação do Maranhão (Iema); além de programações nas ruas Trapiche, Portugal, Beco Catarina Mina e o prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), de Arte Sacra e de Artes Visuais serão parceiros do evento com programação específica.

Serviço

O quê

Inscrições para lançamentos de livros na FeliS

Quando

Até o dia 5 de outubro

Onde

Sede da Secretaria Municipal de Cultura, Rua do Mocambo, 253, Centro, São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.