Fida

Deputado pede esclarecimentos sobre empréstimo do Governo do Maranhão

Max Barros declarou na tribuna a Assembleia Legislativa que, no cenário de crise que vive o Brasil, o Maranhão precisa da injeção de recursos financeiros

Agência Assembleia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Flávio Dino é pressionado a dar explicações
Flávio Dino é pressionado a dar explicações (Flávio Dino)

SÃO LUÍS - O deputado Max Barros (PRP) solicitou, na manhã desta terça-feira (27), esclarecimentos sobre um empréstimo que está sendo pleiteado pelo Governo do Maranhão junto ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida). Ao iniciar seu discurso na tribuna, o deputado adiantou que é a favor do pedido de empréstimo, mas advertiu que o projeto do governo precisa ser discutido antes de ser votado no Plenário da Assembleia Legislativa.

“Eu queria alertar que é importante que se faça a coisa de uma maneira transparente e que não tenha nenhum contratempo depois. Eu vejo, por exemplo, que o empréstimo em relação ao Fida é no valor de 14,303 milhões em direitos especiais de saque. Um empréstimo tem que ter o valor do empréstimo. O que é direito especial de saque? Esses 14 milhões são quanto? São cem milhões? É um milhão? Tem que estar expresso no pedido de empréstimo e no Projeto de Lei o valor em real”, alertou Max Barros.

Ele acrescentou que a mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador Flávio Dino precisa ser mais clara e conter mais informações: “Tanto na mensagem do governador quanto no próprio projeto está dito que o empréstimo vai ser para a área agrícola, mas não discrimina onde vai ser aplicado o dinheiro, se é para comprar implementos agrícolas, quanto vai ser comprado em implementos agrícolas, vai ser comprado onde? É preciso dizer qual é a finalidade do empréstimo”, observou o deputado.

Max Barros frisou também que o projeto do governo, mesmo sendo aprovado pela Assembleia Legislativa, terá de ser submetido ao crivo do Tesouro Nacional. “Se não for feito de maneira correta o próprio Tesouro pode não aceitar essa lei aprovada aqui nesta Casa. E o mais grave é que agora foi apresentada uma emenda ao projeto que trata deste empréstimo ao Fida relativo a outro empréstimo junto à Caixa. Como é que se pode ter uma lei para conseguir um empréstimo junto ao Fida e fazer uma emenda de um empréstimo junto à Caixa, que não tem nada a ver com esse projeto? Não é bom que se esclareça isto, desde já?”, questionou.

O deputado fez questão de reafirmar que é a favor do pedido de empréstimo, mas que há necessidade de esclarecimentos: “Eu quero saber qual é valor, porque aqui essa moeda eu desconheço. Qual é valor? Onde vai ser aplicado? Para que vai ser aplicado? E tem meu voto favorável. E no caso da Caixa Econômica, é uma correção já, pois não pode vir junto um empréstimo do Fida misturar com empréstimo da Caixa. Então é essa sugestão que eu faço junto ao Governo”.

Max Barros declarou que, no cenário de crise que vive o Brasil, o Maranhão precisa da injeção de recursos financeiros: “O nosso Estado está com dificuldade de investimentos. Só está conseguindo investir como os outros estados em função do empréstimo do BNDES. E esses recursos vão se somar aos dos BNDES para melhorar a qualidade de vida da população do Maranhão. Agora querer fazer as coisas às pressas e às vezes equivocadamente leva mais tempo e não alcança o objetivo. Então eu queria fazer essa sugestão aos líderes do Governo para que a gente corrija isso e vote o mais rapidamente possível no esforço concentrado para que os prazos possam ser cumpridos”, declarou o deputado, ao encerrar seu pronunciamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.