Bancários podem voltar

Bancários e Fenaban voltam a se reunir hoje

Encontro acontecerá no início da tarde de hoje, em São Paulo; dependendo do resultado, trabalhadores do Maranhão poderão decretar o fim do movimento

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Atualmente, 5 mil bancários atuam em empresas públicas e privadas no Maranhão
Atualmente, 5 mil bancários atuam em empresas públicas e privadas no Maranhão (greve banco)

A greve dos bancários, que já dura 22 dias, poderá ser encerrada hoje, 27. Uma reunião entre representantes da categoria e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) acontecerá nesta terça-feira, a partir das 14h, em São Paulo (SP). Dependendo do resultado, os trabalhadores no Maranhão poderão decretar o fim do movimento.

Até o momento, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), 13.420 agências tiveram as atividades suspensas no país. No Maranhão, o sindicato da categoria informou, desde a semana passada, que aproximadamente 85% dos representantes da classe aderiram ao movimento.

Enquanto os bancários querem a reposição inflacionária do período (2015-2016) que, de acordo com a categoria, é de 9,5%, os empresários do setor financeiro apresentaram – no dia 15 deste mês – uma contraproposta avaliada em 7%. “Este percentual desagrada a categoria, que quer o aumento correto, neste caso”, avaliou Eloy Natan, presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão ( Seeb).

Durante a greve, apenas os caixas eletrônicos e os serviços de internet banking e autoatendimento estão disponíveis. Muitos clientes, para quitar suas dívidas, tiveram que recorrer às agências lotéricas que registraram, nas últimas semanas, aumento no fluxo de usuários e de circulação de dinheiro.

De acordo com dados do Seeb, a adesão à greve no Maranhão é maior nos bancos públicos. Já nos bancos privados, segundo a entidade, apenas metade dos trabalhadores decidiu suspender o atendimento. A medida seria para evitar futuras demissões.

Outros números

Atualmente, 5 mil bancários atuam em empresas públicas e privadas no Maranhão, de acordo com dados do sindicato da categoria. Deste total, 70% do contingente refere-se aos bancos públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.