Pesquisas finais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

A cada pesquisa divulgada, os ânimos de candidatos e seus aliados se alteram. E nesta semana final de campanha antes da votação do dia 2 não deverá ser diferente. São muitos institutos, mas os dois mais esperados serão Ibope e Escutec.

O Ibope, contratado pela TV Mirante, deverá divulgar os números sobre a corrida eleitoral em São Luís na quarta-feira. Esses dados é que balizarão o debate que a emissora irá promover na sexta-feira, 29. Dependendo dos números, a disputa poderá ter mais do que os quatro candidatos de partidos com maior representação na Câmara Federal.

Também será bem aguardado o levantamento do Instituto Escutec, que a cada semana desde do início do horário eleitoral vem mostrando os cenários da disputa pela Prefeitura da capital.

A pesquisa Escutec será divulgada no jornal O Estado na edição especial de fim de semana.

Serão com os números da Escutec, que é um recorte da realidade e que influencia muito, que os eleitores irão às urnas no dia 2. E serão com esses números que os candidatos ficarão à espera do resultado final da Justiça Eleitoral aguardando que se confirmem ou não os dados do levantamento.

Vazio I

A Câmara Municipal de São Luís e também a Assembleia Legislativa deverão ficar vazias toda essa semana, que antecede o primeiro turno das eleições deste ano.

Os vereadores, 29 deles, estão tentando a reeleição e com as mudanças na legislação eleitoral, tiveram que concentrar mais esforços com a campanha corpo a corpo com os eleitores.

Os parlamentares que já não estavam comparecendo as sessões, deverão desaparecer nessa semana do plenário e dos corredores da Casa.

Vazio II

Os deputados estaduais também deverão se ausentar mais do que o normal durante essa semana.

Fora Eduardo Braide (PMN), Wellington do Curso (PP) e Francisca Primo (PCdoB), que estão diretamente envolvidos na disputa eleitoral porque são candidatos, os demais são cabos eleitorais.

Com isso, a caminhada de muitos deverá ser intensificada para que eles garantam que seus aliados saiam com a vitória nas urnas dia 2 de outubro.

Força do hábito

O que os membros do PSB não conseguem entender é como o deputado federal José Reinaldo Tavares decide ir de encontro com a candidatura de seu partido no momento em que há chances reais da legenda ganhar as eleições em Imperatriz.

Explicando: Zé Reinaldo decidiu não apoiar Ildon Marques, candidato a prefeito de Imperatriz pelo PSB e que vem liderando as pesquisas de intenção de votos.

O deputado traiu o próprio partido ao decidir apoiar a pedetista Rosângela Curado principal adversária de Ildon Marques.

Críticas

E falando em disputa eleitoral em Imperatriz, o senador Roberto Rocha (PSB), em discurso em comício de Ildon Marques, criticou o governador Flávio Dino (PCdoB).

Segundo Rocha, há uma tentativa de intimidação do governo para que a população vote somente em candidatos que têm apoio do Palácio dos Leões.

O senador disse que se a premissa de que o prefeito deve ter o apoio do governador for verdadeira, Dino deveria renunciar porque, em tese, não tem apoio do Governo Federal.

Protesto

O governador Flávio Dino continuar enfrentando protestos no interior do estado feito pelos professores da rede pública de ensino.

Os docentes, que não têm apoio do sindicato que é sitiado pelo PCdoB, estão exibindo cartazes e falando palavras de ordem para mostrar indignação devido ao não reajuste do piso nacional dos professores.

O último protesto enfrentado por Dino foi em Timon quando o governador foi a cidade para participar de ato da campanha de seu aliado, prefeito Luciano Leitoa (PSB).

Expectativa

Com a possibilidade de vencer no primeiro turno, o comando da campanha de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) que cada dia que o PCdoB e o governador Flávio Dino se mantenham distante do prefeito.

A ideia de ter a vitória sem qualquer interferência de Dino e seus aliados tem deixado os holandistas mais eufóricos.

A promessa é de que ganhando no primeiro turno, Edivaldo Júnior retire os tentáculos dos comunistas da maior parte da administração municipal.

Campanha

Candidatos à Prefeitura de São Luís intensificam ainda mais a campanha eleitoral nesses últimos dias.

Caminhadas, carreatas e muitas reuniões marcaram o fim de semana de Eliziane Gama (PPS), Fábio Câmara (PMDB), Wellington do Curso (PP), Eduardo Braide (PMN) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

A promessa é que de hoje até sábado, o contato direto com os eleitores nos bairros fique ainda maior.

E mais

- Fábio Câmara garante que não vai mudar as estratégias de campanha na propaganda eleitoral gratuita até a próxima sexta-feira quando termina o horário eleitoral na TV e rádio.

- O candidato do PMDB tem como alvos principais de suas críticas Edivaldo Júnior e Wellington do Curso.

- Já Wellington quer intensificar essa semana os programas que trazem críticas ácidas a gestão municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.