Série B

De olho na elite do futebol, Vasco da Gama se mantém na liderança da Série B

Time de São Januário vence e soma 51 pontos depois da vitória de sábado sobre o Atlético (GO) por 2 x 0; jogo foi assistido pelo técnico da Seleção Tite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Atletas e integrantes da comissão técnica comemoram o primeiro gol vascaíno marcado por Éderson/ Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Atletas e integrantes da comissão técnica comemoram o primeiro gol vascaíno marcado por Éderson/ Paulo Fernandes/Vasco.com.br (Vasco)

Rio de Janeiro

A briga por uma vaga entre os integrantes do G4, pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro e também pela volta à elite do futebol nacional na próxima temporada, a Série A (Primeira Divisão), está acirrada e promete ficar ainda melhor depois dos resultados dos jogos disputados pela 27ª rodada, que termina hoje à noite com o jogo entre Paysandu e Bragantino, às 20h, em Belém. Os dois times lutam para se manter na Segundona, pois não há mais a menor possibilidade de um lugar no G4, hoje ocupado pelo Vasco da Gama com 51 pontos, Atlético Goianiense com 48 pontos, Avaí (SCD) com 42 pontos e Londrina (PR) com 42 pontos.
Na luta desesperada contra o rebaixamento, o Bragantino está na 17ª colocação, somando 27 pontos conquistados. Na 18ª posição está o Tupi (MG), com 26 pontos. No 19º lugar está o Joinville (SC), com 24 pontos. A pior situação é a do representante maranhense na competição, o Sampaio Corrêa, que em 27 jogos disputados somou apenas 21 pontos, precisando de mais 24 pontos, no mínimo, para se livrar do rebaixamento, com oito vitórias em 11 jogos.
A próxima rodada, a 28ª, promete muito equilíbrio nas duas pontas. A programação do G4 está assim definida. Amanhã, uma partida, entre o vice-líder, o Atlético/GO (48 pontos), e o 19º colocado Joinville/SC (24 pontos) em Goiânia. Na sexta-feira, 30, terceiro colocado Avaí/SC (42 pontos) recebe o Paysandu/PR, 15º colocado com 42 pontos, que hoje enfrenta o Bragantino. No sábado, 1º de outubro, o Náutico/PE, 10º colocado com 39 pontos, recebe em Recife o líder Vasco da Gama, com 51 pontos.
Na parte de baixo da classificação, o Sampaio Corrêa (último lugar com 24 pontos) enfrentará o Vila Nova/GO, 11º lugar com 37 pontos, no Estádio Castelão, às 20h30, de sexta-feira, 30. O Londrina/PR recebe o Tupi/MG. No sábado, 1º de outubro, vão se enfrentar Bragantino/SP e CRB/AL.

Liderança
O Vasco da Gama mantém a liderança da Série B desde a primeira rodada. No segundo turno vinha devendo triunfos à sua torcida , tanto assim que os adversários o ameaçaram na posição, principalmente o Atlético/GO, que dividiu o lugar com o mesmo número de pontos. No sábado, o time de São Januário voltou a jogar bem e derrotou o time goiano por 2 x 0, abrindo três pontos de vantagem na liderança. Os gols foram marcados por Éderson. O jogo foi assistido pelo técnico da Seleção Brasileira, Tite.

Revanche
O técnico Jorginho comentou que a vitória do Vasco sobre o Atlético Goianiense, no Rio, teve sabor de revanche. O treinador relembrou que o adversário foi o responsável por acabar com a invencibilidade do time carioca durante o primeiro turno - pela oitava rodada, venceu por 2 x 1, em Cariacica (ES).
“Estávamos com eles engasgados. Demonstramos uma organização tática sensacional. Foi um desempenho excelente, mas temos que estar atentos. Se quando perdemos não está tudo errado, quando vencemos também não está tudo certo. Abrimos uma diferença para o quinto colocado e deixamos o acesso mais próximo. Isso é o mais importante", declarou o técnico.
“Sou grato ao Tite por vir a São Januário. Passei quatro anos trabalhando na Seleção Brasileira como auxiliar e sei que não é fácil separar um tempo para assistir um jogo da Série B. Certamente ele veio aqui pensando no futuro. É claro que o grupo está ligado, motivado, mas a vinda do treinador da seleção representa muito. Não estive com ele, apenas mandei um abraço. Espero que tenha gostado de alguns jogadores nossos", comentou Jorginho. l

Recuperação

Sampaio acredita sair da zona perigosa

Jogadores do Sampaio Corrêa lamentaram profundamente a derrota por 1 x 0 para o Criciúma, na noite de sexta-feira, que foi considerada injusta em razão do que o time maranhense mostrou em campo. O treinador Flávio Araújo disse que o lance do gol sofrido poderia ter sido evitado. Ninguém tocou a bola depois do chute inicial, coisa do futebol, disse o comandante.
Agora é pensar no futuro. Mesmo reconhecendo que a situação é cada vez pior, o técnico do time representante maranhense ainda acredita na possibilidade da equipe sair da situação em que está. “Enquanto houver chance, vou acreditar e confiar em uma possível recuperação.
Estamos pensando agora no próximo jogo, que será contra o Vila Nova na próxima sexta-feira, um time difícil e que sempre joga bem. Vamos treinar forte para tentar uma grande vitória”, disse Flávio Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.