Cidadania

Ação social leva prestação de serviços para bairro Vila Nova

Evento da Maçonaria ofereceu para a população serviços de saúde, além de orientação jurídica, oficinas, cursos, emissão de documentos e atividades recreativas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Ação levou atividades de saúde para a Vila Nova
Ação levou atividades de saúde para a Vila Nova (Ação social)

Centenas de pessoas participaram, durante todo o dia de ontem, da 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão, realizada pelo Grande Oriente Autônomo no Maranhão (GOAM). O evento foi realizado na Vila Nova, onde a fraternidade já mantém um trabalho social há 14 anos. Entre 8h e 16h os moradores do bairro, de regiões vizinhas e até mesmo de áreas mais distantes receberam diversos atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, expedição de documentos, cursos, oficinas, atividades recreativas entre outros.

Serviços na área de saúde, como sempre, foram os mais procurados. No pavilhão da saúde foram prestados serviços de vacinação, entre as quais contra o vírus H1N1, distribuição de kits de higiene bucal, palestras de prevenção e consultas de clínica médica, cardiologia, oftalmologia, pediatria, ginecologia, geriatria e oncologia.

A dona de casa Delmarina Soares, de 40 anos, foi uma das que procurou o atendimento oftalmológico. Ela conta que, há sete meses, uma mancha branca apareceu em seu olho direito. Sem poder se consultar, ela aproveitou a ação social para garantir a visita ao oftalmologista e saiu de lá com o diagnóstico de catarata, ou seja, terá que passar por uma cirurgia.

Quem aproveitou para fazer logo vários serviços foi a aposentada Raimunda Pereira Leite, de 73 anos. Ela começou a manhã na oftalmologia, garantiu que estava tudo bem, depois partiu para os exames ginecológicos preventivos e por último ainda deu tempo de fazer uma limpeza de pele. “Moro aqui na Vila Nova e ouvi o carro anunciando os serviços e vim logo cedo”, afirmou a mulher.

Cerca de mil voluntários se ofereceram para participar do evento. Entres eles, 40 advogados que prestaram assistência jurídica à população em temas como divórcios, guarda de filhos, tutelas e outros.

Uma das novidades da 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão é que, além dos atendimentos, este ano foram oferecidos cursos profissionalizantes para os jovens da região. Em parceira com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem estes jovens puderam se inscrever para os cursos de eletricista, bombeiro hidráulico e técnico em refrigeração. As três primeiras turmas foram iniciadas dia 16 de agosto e a formatura acontece dia 25 deste mês. Após o encerramento destas turmas, novas inscrições serão abertas.

Além do Sesi e Senai, são parceiros do GOAM na 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão o 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), as secretarias de Estado e Municipal de Saúde – SES e Semus – o Hospital Aldenora Bello, a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Maranhão (OAB/MA), Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e diversos outros.

Creche é mantida pela entidade

Na Vila Nova, onde ocorreu o evento, o Grande Oriente Autônomo no Maranhão (GOAM) mantém a creche Nossa Senhora das Graças, que atualmente atende 108 crianças da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.