Série a

Santos encara o Sport na Ilha do Retiro para encostar nos líderes

Santos tenta melhorar posição no G-4 para se manter na briga pelo título da Série A

Gazeta Press

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

RECIFE (PE)

A derrota do Santos por 2 x 1 para o Internacional, no último dia 8 de setembro, no Beira-Rio, foi a última da equipe na temporada. De lá para cá, foram três vitórias santistas, contra Corinthians, Botafogo e Santa Cruz, respectivamente, pelo Brasileirão, e mais o empate em 2 x 2 diante do Vasco, em São Januário, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Para manter o embalo, o Peixe visita o Sport, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em pouco mais de duas semanas, o alvinegro saiu da quinta colocação, voltou ao G4 e diminuiu a diferença para o líder Palmeiras. Antes da sequência invicta, os santistas estavam cinco pontos atrás do alviverde. Agora, o Peixe está a seis pontos do rival. Se quiser encostar de vez no Verdão e também no vice-líder Flamengo, o Santos precisa acabar com um pequeno jejum de vitórias contra o Sport na Ilha do Retiro.

O último triunfo do Alvinegro Praiano dentro do estádio foi em 2009. Com Neymar em começo de carreira e Vanderlei Luxemburgo no comando, o Santos venceu por 1 x 0, com gol de Felipe Azevedo. Mas o detalhe é que desde aquele jogo até hoje, apenas duas partidas entre as equipes foram realizadas na casa do Leão, em 2012 e 2015, com uma vitória do Sport e um empate.

Para o embate deste sábado, o Peixe tem apenas um desfalque confirmado. O atacante Ricardo Oliveira segue o departamento médico após se lesionar no jogo contra o Santa Cruz, no último domingo. Sem seu camisa 9, o técnico Dorival Júnior já confirmou que Rodrigão será o substituto.

Além da ausência certa do atacante, o Santos pode ter mais dois problemas. Isso porque o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) determinou dois jogos de suspensão ao zagueiro Gustavo Henrique e ao próprio Dorival, por causa de reclamações direcionadas ao árbitro Rodrigo Raposo, que apitou a derrota do Alvinegro Praiano por 2 a 1 para o Internacional.

O Peixe entrou com recurso nos dois casos e tenta efeito suspensivo para que Gustavo Henrique atue e Dorival comande a equipe normalmente contra o Sport, enquanto o caso não é encerrado. Mas caso o clube não consiga a liberação, David Braz vai entrar como titular e o auxiliar Lucas Silvestre será o treinador contra o Leão.

Com isso, o Santos deve entrar em campo na Ilha do Retiro com Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique (David Braz), Luiz Felipe e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Rodrigão.

Pelo lado do Rubro-Negro Pernambucano, o momento é de apreensão. Após duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, para Atlético-MG e Coritiba, respectivamente, o Sport já começa a enxergar a zona de rebaixamento de perto. Com 30 pontos, o Leão está a dois do Figueirense, primeira equipe dentro do Z4.

Fora da Copa do Brasil e da Sul-Americana, os comandados de Oswaldo de Oliveira tiveram a semana livre para treinar e esperam aproveitar o cansaço dos santistas, que jogaram na última quarta-feira, contra o Vasco, no Rio de Janeiro.

Para o duelo contra o Peixe, Oswaldo confirmou a escalação com quatro mudanças, uma em cada setor, em relação ao time que perdeu para o Coritiba no último domingo. A primeira alteração será o retorno de Magrão ao gol na vaga de Agenor. O experiente camisa 1, que vai completar 600 jogos pelo clube contra o Santos, cumpriu suspensão diante do Coritiba. Na zaga, Durval volta ao banco de reservas e dá a vaga para Ronaldo Alves, que volta de contusão.

Já no meio de campo, volante Rithely está de volta depois de perder dois jogos por conta de dores musculares. Com isso, Paulo Roberto fica fora do time titular. E no ataque, Rogério será o substituto do colombiano Ruiz, que está machucado.

Sem mistérios, o time do Sport para o jogo contra o Peixe será formado por Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Rodney Wallace; Rithely, Neto Moura, Diego Souza, Gabriel Xavier e Everton Felipe; Rogério.

FICHA TÉCNICA

SPORT-PE X SANTOS-SP

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data: 24 de setembro de 2016, sábado

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Rodney Wallace; Rithely, Neto Moura, Diego Souza, Gabriel Xavier e Everton Felipe; Rogério.

Técnico: Oswaldo de Oliveira

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique (David Braz), Luiz Felipe e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Rodrigão

Técnico: Dorival Júnior (Lucas Silvestre)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.