Perigo

Farmacêutica critica descarte de remédios em São Luís

Elizângela Araújo diz que em alguns estados o descarte consciente já é uma realidade, o que não acontece na cidade maranhense

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Descarte de forma inapropriada  traz perigos para a população
Descarte de forma inapropriada traz perigos para a população (Remédios)

SÃO LUÍS - O que fazer com medicamentos vencidos ou que não são mais necessários quando um tratamento de saúde chega ao fim? Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade pelo descarte de medicamentos é de competência das prefeituras.

A farmacêutica Elizângela Araújo, que vive em São Luís, alega que em alguns estados brasileiros o descarte consciente de remédios já é uma realidade; o que não acontece na cidade maranhense.

Elizângela alega que o descarte de remédios – como antibióticos e hormônios – de forma inapropriada seja no vaso sanitário, na pia ou no lixo, traz perigos para a população.

A legislação, de 2010, prevê a aplicação da chamada logística reversa. Por meio de um acordo, as empresas farmacêuticas fariam a coleta dos resíduos. O material poderia então ser reaproveitado pelo próprio setor ou ter uma destinação ambientalmente adequada.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís informa que não existem pontos de coleta de medicamentos vencidos no município. E que nos casos de apreensões deste tipo de produto fora da validade feitas pela Vigilância Sanitária, o material é encaminhado para uma empresa especializada em descarte de imunobiológicos que tem contrato com a secretaria.

Responsável pelo monitoramento da Política de Resíduos, o Ministério do Meio Ambiente alega que apesar de não existir no país uma norma de abrangência nacional, existem leis estaduais que normatizam o tema. É o caso do Amazonas e do Acre.

O órgão afirma ainda que o governo federal tem trabalhado para o estabelecimento da logística reversa dos remédios por meio de acordo setorial de âmbito nacional. Mas não descarta a edição de norma federal específica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.