Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
O presidente da Fiema e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, recebeu, na Casa da Indústria Albano Franco, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa, que participou da formatura da quinta turma do Programa ViraVida em São Luís. A iniciativa atende a adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade social. Na foto, os gestores com a superintendente do Sesi no Maranhão, Roseli Ramos.
O presidente da Fiema e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, recebeu, na Casa da Indústria Albano Franco, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa, que participou da formatura da quinta turma do Programa ViraVida em São Luís. A iniciativa atende a adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade social. Na foto, os gestores com a superintendente do Sesi no Maranhão, Roseli Ramos.
Alunas da primeira turma do “Curso de Meditação Mindfulness para Executivos”, reunidas com o Prof. Cidinho Marques: Maria Elza Bello com a sobrinha Christiana Lago Bello Araújo e sua filha Mariana.
Alunas da primeira turma do “Curso de Meditação Mindfulness para Executivos”, reunidas com o Prof. Cidinho Marques: Maria Elza Bello com a sobrinha Christiana Lago Bello Araújo e sua filha Mariana.

Flores no Hotel Luzeiros
A Orquestra Instrumental SIM e os cantores Ailana Lee, Herton Rá e Luckas Seabra embalarão os convidados de Nedilson Machado e Nacor Holanda no Baile da Primavera, que acontecerá na noite de hoje, no Salão Igarité do Hotel Luzeiros.
Machado está comemorando seus 29 anos de colunismo e os 14 da coluna “Em Cena”, veiculada diariamente (excelo nas segundas-feiras) no jornal O Estado. O evento terá um clima de confraternização, com a presença de pessoas de nossa sociedade. O traje sugerido é esporte fino e as mulheres, principalmente, deverão entrar no clima do tema do baile.

Feira de Franquias
O Golden Shopping Calhau promove, a partir de hoje, uma Feira de Franquias, com mais de 300 marcas renomadas à disposição dos investidores maranhenses.
Trata-se de uma oportunidade inédita de ter acesso a excelentes oportunidades de negócios, com a garantia de fortes marcas nacionais.
O evento é gratuito, com entrada franca, e acontece na sede do Golden Shopping Calhau, no retorno na Av. dos Holandeses, hoje e amanhã.
Além de estandes das marcas franqueadoras à disposição de todos para negociações, o evento conta com a realização de cursos e palestras sobre empreendedorismo, vantagens de apostar em franquias e como começar um negócio de sucesso.

Pães artesanais
Observem bem este nome: Adriana Holanda Pergentino. Tem tudo a ver com o meu nome, embora não sejamos parentes e nos conhecemos há pouco tempo.
Trata-se de uma jovem e charmosa empresária que, de sociedade com Darlene Zago Daquech, acaba de inaugurar na Rua das Hortênsias, na Península da Ponta d´Areia, a Casa de Mici, especializada em delícias de bolos e pães artesanais. Quem já provou, aprovou. São deliciosos.

Grande Encontro
Após vinte anos, os amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença voltam a se reunir e encantar fãs pelo Brasil a fora. O novo show “O Grande Encontro – 20 anos” chega a São Luis no dia 15 de outubro, um sábado, e terá como palco o Círculo Militar, na Avenida Litorânea.
O “Grande Encontro” é um dos espetáculos mais aplaudidos da Música Popular Brasileira (MPB). A estreia nacional da nova turnê aconteceu no último sábado, no Rio de Janeiro (RJ), e seguirá com agenda lotada pelas principais cidades do Brasil.
No repertório, são cerca 30 músicas do roteiro seguido por Elba com os pernambucanos Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Radionovela no teatro
Um dos espetáculos de maior sucesso no Brasil já tem data certa para estrear em São Luís. Trata-se da comédia “Caros Ouvintes”, que será apresentada no Teatro Arthur Azevedo nos dias 22 e 23 de outubro. A comédia já foi vista por mais de 60 mil pessoas.
O espetáculo resgata um período emblemático da cultura nacional, quando as radionovelas uniam o Brasil de norte a sul em torno de histórias melodramáticas, criando celebridades que sobreviviam do apelo de suas vozes.

Radionovela no teatro 2
Passando por momentos conflituosos na vida das personagens com humor, a montagem retrata a época em que os aparelhos de televisão começaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. A partir do olhar dos atores, que faziam sucesso nas radionovelas, a comédia mostrará a ação de uma das últimas rádios a produzi-las e como ocorreu a transição para a TV.
O ator Ivo Müller dá vida ao locutor Wilson Nelson no musical, que conta ainda com as interpretações de Marcos Damigo, Camilla Camargo, Natália Rodrigues, Oscar Filho, Nany People, Elam Lima e Leo Stefanini. O texto e a direção são assinados por Otávio Martins.

Workshop
A Escola de Negócios Excellence (ENE) sediará amanhã workshop com temática voltada para as técnicas de falar bem em público e redigir textos, conduzido pela jornalista e consultora Media Training Cíntia Araújo, do Portal imirante.com. O evento acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h.
No workshop, serão trabalhados o lúdico, a linguagem corporal, o poder da voz e a prática da inteligência emocional, que propicia segurança, naturalidade e credibilidade ao falar em público sem medo e ansiedade.

Seleção para docentes em diversas áreas
O Colégio Dom Bosco está com edital aberto para seleção de novos professores até 30 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, na sede da escola, no Renascença II. As vagas são para “Cadastro de Reserva” e distribuídas entre os segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, para profissionais graduados em Pedagogia, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Música, Artes Visuais, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Física, Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

TRIVIAL VARIADO

O desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, participou ontem do almoço de boas-vindas no 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL) aos militares do Comando Militar do Norte, que estão em São Luís para uma visita.

Nas próximas semanas, o preço dos combustíveis poderá aumentar ou até diminuir, dependendo dos valores praticados no mercado internacional.

A TIM firmou parceria inédita com a Intelsat, empresa fornecedora de serviços de comunicações via satélite, para reforçar sua rede via satélite por meio do Intelsat 29e, o primeiro com a tecnologia EpicNG de alto desempenho.

Quem esteve em São Luís foi Lorena Improta, bailarina do Domingão do Faustão. Onde vai, não descuida da beleza e aqui foi atendida pela médica Emanuelle Samary, em seu consultório no Renascença II.

DE RELANCE

“Baleiro” no Conjunto Nacional
Neste domingo, o cantor maranhense Zeca Baleiro estará na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, para autografar seu mais recente lançamento: o DVD de animação “A viagem da família Zoró”. O universo lúdico e irreverente criado por Baleiro em “Zoró”, seu primeiro projeto infantil, ganha uma nova plataforma. O DVD de animação mostra um passeio de férias de um casal com seus dois filhos. No trajeto, histórias, conversas e brincadeiras vão gerando a aparição de uma bicharada muito esquisita. Entre outros, ganham clipes de animação a “Onça Pintada”, “A Serpente que Queria Ser Pente”, a “Girafa Rastafari” e “O Ornitorrinco”.

Jovens Empresários
A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão também estará presente na Feira de Franquias do Golden Shopping Calhau, que acontece nesta sexta-feira e amanhã. Na ocasião, o publico terá oportunidade de conhecer as ações e projetos da entidade, bem como seus parceiros, mantenedores, portfólio de associados e trâmites para novas filiações.

Emagrecimento
A médica Hosana Reis e a empresária Marina Reis movimentam sua clínica de estética médica neste sábado com mais uma edição do Beauty Day. Dessa vez, clientes e convidados participarão de um bate-papo sobre os mitos e verdades do emagrecimento comandado por Hosana Reis e pela nutricionista Carol Alves. A ação faz parte das comemorações dos 12 anos da clínica celebrados neste mês de setembro.

Samba aos domingos
Com oito anos de carreira, o grupo Argumento destaca-se na música maranhense com três discos lançados, um DVD e a presença nos principais eventos de São Luís. Após cinco anos comandando o saudoso pagode do Chinelo de Dedo, a banda chega com tudo com samba de roda da melhor qualidade no Salomé Bar, na Lagoa da Jansen. Todos os domingos, o samba vem tomando conta do boteco a partir das 18h, com o grupo Pra Sambar, seguido do Argumento.

Doações para campanhas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que o valor de doações para as eleições deste ano realizadas por beneficiários do programa Bolsa Família superou R$ 15.970 milhões até o último dia 19. Os dados foram coletados a partir de um cruzamento entre o cadastro de beneficiários de programas sociais do governo federal e o sistema de prestação de contas do tribunal. Pelo menos 16 mil pessoas que fazem parte do programa fizeram doações a partidos políticos ou candidatos. De acordo com o TSE, para o cargo de vereador foram doados R$ 12.254.281,02 por beneficiários do “Bolsa Família” em todo o país.

Mudanças no Enem
As mudanças propostas para reformulação do ensino médio podem trazer também um novo modelo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a intenção de flexibilizar a trajetória dos alunos, o Ministério da Educação terá que pensar também em formas de avaliar as ênfases de formação. Uma das possibilidades é que haja modelos diferentes de Enem, mais direcionados para o que os estudantes aprenderam na etapa de ensino. As possíveis mudanças não valerão para o Enem de 2016. O governo quer aprovar a reforma do ensino médio até o final do ano.

Reflita com Giacomo Leopardi:
“As pessoas são ridículas apenas quando querem parecer ou ser o que não são”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.