Transtornos no "Minha Casa"

Moradores do "Minha Casa" estão sem água e energia

Construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, os apartamentos foram entregue há alguns meses pela prefeitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Jaqueline Fonseca se entristece quando olha para os postes de energia
Jaqueline Fonseca se entristece quando olha para os postes de energia (Jaqueline)

Sem energia elétrica e sem água. É dessa forma que estão vivendo os moradores do condomínio Vila Maranhão VI, localizado na zona rural de São Luís. Construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, o conjunto de apartamentos foi entregue há alguns meses pela prefeitura aos contemplados, no entanto, os atuais moradores reclamam de uma série de problemas.

O Vila Maranhão VI é formado por 272 unidades habitacionais do tipo apartamento. No dia 26 de julho foi realizado o sorteio das pessoas que seriam contempladas e, no dia 4 de agosto, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), convocou os moradores para a assinatura dos contratos.

Problemas – Porém, quando as chaves foram entregues para os novos proprietários, os apartamentos ainda apresentavam uma série de problemas e o principal deles era, e ainda continua sendo, a ausência de energia elétrica e água.

Mesmo com essa situação, alguns moradores se mudaram para as novas unidades habitacionais, na esperança de que esses problemas seriam resolvido o quanto antes. Contudo ele não foram solucionados, causando a indignação dos proprietários.

O síndico do condomínio, Valdemir Mendes, afirmou que já entrou em contato diversas vezes com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) solicitando o fornecimento de energia, mas ainda não teve o seu pedido atendido e também não há previsão também. “Já fui na Cemar solicitar o ligamento, mas ela diz que a construtora dos apartamentos ainda não autorizou a ligação. Como é que a construtora entrega os apartamento sem a energia?”, questionou o síndico.

Sem a energia elétrica, não há como fazer o ligamento da bomba para fornecer a água para dentro dos apartamentos. Como consequência, os moradores também ficam sem ter o produto em suas residências.

Uma das que está passando por esse transtorno é a diarista Jaqueline Fonseca. Ela contou que morava de aluguel com as três filhas nos bairro do Sá Viana e se mudou para o condomínio Vila Maranhão VI na esperança de ter realizado o sonho da casa própria. Mas ela não esperava passar pela atual situação.

A moradora contou que, à noite, tem de ficar à luz de vela por causa da falta de energia elétrica. Além disso, ela precisa ainda comprar água constantemente para usar na alimentação e nas outras atividades.

“Já houve moradores que foram embora por causa dessa situação. O jeito é eu ficar aqui até resolver esse problema porque não tem como voltar para o aluguel”, disse. Ontem ela perdeu o dia de trabalho para tentar resolver o problema da falta de energia em seu apartamento, da mesma forma como aconteceu em dias anteriores, mas as suas solicitações ainda não foram atendidas.

O Estado entrou em contato na manhã de ontem com a Prefeitura de São Luís para saber se ela estava ciente do problema e de que forma ele seria resolvido, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

Peça

Números

272 é a quantidade de unidades habitacionais que formam do condomínio Vila Maranhão VI

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.