Eleição nos EUA

Estudo afirma que política de Trump pode destruir 4 milhões de empregos

Protecionismo afetaria um quarto do comércio internacional dos EUA; guerra comercial também levaria país à recessão em 2019, diz instituto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Washington - As propostas comerciais de Donald Trump, como a aplicação de tarifas a importações de China e México, poderiam implicar na destruição de mais de quatro milhões de empregos no setor privado dos Estados Unidos e provocar uma recessão em 2019, segundo um estudo divulgado ontem pelo Peterson Institute.

"Conjuntamente China e México representam um quarto do comércio internacional de bens e serviços dos EUA. Uma guerra comercial como a que propõe Trump provavelmente jogaria os EUA em uma recessão e custaria quatro milhões de empregos", afirmou Marcus Noland, economista do Peterson Institute for International Economics (PIIE), um centro de estudos liberal de Washington.

Noland ressaltou a aguda interconexão da economia americana com as de China e México, ao citar a importância chinesa na cadeia de valor dos iPhone e das vendas aeronáuticas, assim como da indústria automotiva com o vizinho do sul.

O candidato republicano à presidência disse e repetiu que, se chegar à Casa Branca, imporia tarifas de 45% aos produtos chineses e 35% aos mexicanos.

O estudo prevê, no cenário mais adverso, que as medidas de Trump provocariam represálias destes dois países, que dariam lugar a uma guerra comercial com graves consequências econômicas.

Os setores mais prejudicados seriam o aeronáutico, o automotivo, o agrícola e o de plásticos.

"Embora a política comercial proposta por Hillary Clinton (candidata democrata) também tenha potencial negativo, a política de Trump seria horrivelmente destrutiva", acrescentou Adam Posem, presidente do PIIE na apresentação do relatório.

"Seu enfoque de encorajar uma guerra comercial e proteger juros especiais que não são competitivos seriam desastrosos para o bem-estar econômico dos EUA", completou.

A questão comercial se transformou em um dos eixos da campanha eleitoral, com ambos candidatos mostrando sua oposição ao recentemente pactuado Tratado Transpacífico, entre os EUA e 11 países da Bacia do Pacífico.

No entanto, as propostas de Trump são muito mais agressivas, entre as quais prometeu devolver aos EUA muitos dos postos de trabalho que se transferiram a outros países como consequência da globalização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.