Perda na educação municipal

Escola pode fechar na Cidade Olímpica

Motivo seria a falta de pagamento, por parte da Prefeitura de São Luís, ao proprietário do imóvel, onde funciona a unidade de ensino

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

O anexo II da escola pública municipal José de Ribamar Bogéa, localizado na avenida 29 de dezembro, na Cidade Olímpica, corre o risco de fechar as portas. De acordo com o dono do imóvel onde funciona a unidade de ensino, que preferiu não ser identificado, a Prefeitura de São Luís não paga o aluguel sobre o uso do prédio há 10 meses. Por outro lado, em nota, o Município desmente o fato e informa que já “realizou o pagamento”.

Ainda segundo o dono do imóvel, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi informada oficialmente na manhã de quinta-feira (22) sobre a situação. “ Se não me pagarem, vou entrar com uma ação requerendo o meu prédio de volta. Não vou manter este prejuízo de jeito nenhum”, disse.

Ainda segundo ele, o contrato para locação do imóvel (iniciado em 2009) terminou em 2013. O proprietário do prédio afirmou que, desde então, vinha sendo pago de maneira indenizatória. “ Em vez do contrato, fizeram um aditivo no vínculo. Estava sendo pago, no entanto, desde o fim do ano passado, não venho mais recebendo o que tenho direito, e isto é errado”, afirmou o dono do imóvel.

O Estado esteve no anexo II da escola José de Ribamar Bogéa e constatou que, até aquele momento, as atividades letivas transcorriam normalmente. Segundo a diretora da escola, que se identificou apenas por Sebastiana, o caso está com a Semed. “ A direção, neste caso, não pode fazer nada, a não ser aguardar um posicionamento da Secretaria [de Educação]”, afirmou.

Pais ou responsáveis legais por alunos matriculados na escola disseram que não estavam sabendo sobre a possibilidade de fechamento da unidade de ensino. “ Estou sabendo por vocês, fiquei até triste agora. Espero que isto não aconteça. Seria um prejuízo muito grande pra gente”, disse a dona-de-casa Maria do Socorro Santos, de 62 anos, cuja neta (Ana Beatriz, de 10 anos de idade) está na escola.

Já o mecânico Francisco Aguiar dos Santos disse que discutiria o caso com a direção da escola. “ Como estou sabendo agora sobre isso e tenho um filho matriculado na escola, vou conversar com a direção para pedir explicações. Vou fazer isso logo amanhã [hoje]”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que já realizou o pagamento do aluguel do prédio onde funciona atualmente o anexo ll da UEB José Ribamar Bogéa, e que está trabalhando para a solução desta questão. A Semed esclarece, ainda, que o proprietário do imóvel está ciente dos trâmites.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.