Crimes no interior

Clima de violência antecede as eleições no interior do MA

Candidato a prefeito de Icatu teve residência invadida e vereador de Cidelândia é achado morto em Vila Nova dos Martírios; irmão da vice-prefeita de Gov. Edison Lobão é assassinado, e o autor do crime está hospitalizado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Paulo Cezar Miranda de Oliveira, achado morto em Vila Nova dos Martírios
Paulo Cezar Miranda de Oliveira, achado morto em Vila Nova dos Martírios (Clima de violência antecede as eleições no interior do MA)

Ataques a residências e até mortes de políticos estão sendo registrados a pouco menos de duas semanas das eleições municipais, em 2 de outubro. Na manhã de ontem, a residência do candidato a prefeito do município de Icatu, José Maria Oliveira Matos, o Zezinho Matos (PDT), de 69 anos, foi invadida, segundo a polícia, pelos criminosos Naiara Geralda Lima Abreu Figueiredo, Thais Almeida Monteiro, Cristiano Rocha da Silva, Kleverson de Lima Abreu e Elisneide dos Santos Sousa, que estavam armados com pistola 380 e ainda trocaram tiros com a vítima. Eles foram presos e apresentados na Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), em São Luís.

O coronel Laércio Osório, do Comando de Policiamento de Área 5 (CPA 5), informou que a Polícia Civil está investigando o caso e trabalha com duas linhas de investigação: uma delas de crime de tentativa de homicídio e, a segunda, tentativa de assalto. “Os bandidos declaram que pretendiam apenas roubar, mas a polícia acredita que poderiam ter ido ao local executar o candidato”, declarou o coronel.

O militar informou ainda que os criminosos, moradores do bairro Anjo da Guarda, em São Luís, teriam chegado a Icatu na quarta-feira, 21, e pernoitaram na residência do criminoso Alexandro Andrade Batista, o Leque, que teria trabalhado para Zezinho Matos. Na manhã de ontem, os criminosos se deslocaram à casa da vítima em um Prisma branco, de placas OX- 4399.

Eles invadiram o imóvel e ainda efetuaram tiros de pistola 380. O candidato estava no local em companhia de seus familiares e reagiu atirando contra os invasores. Com receio de terem seguranças no local, os bandidos fugiram, mas foram interceptados nas proximidades da casa de Zezinho Matos por uma guarnição da Polícia Militar.

Nesse primeiro momento, cinco criminosos foram presos e conduzidos primeiramente para a delegacia de Polícia Civil da cidade. Em poder dos invasores, os militares encontraram a pistola e apreenderam o Prisma branco, que será periciado para a identificação de suja procedência. Em continuidade às investigações, os policiais militares localizaram Alexandro Andrade Batista, o Leque, que foi baleado ao reagir à prisão. Todos os detidos ainda ontem foram conduzidos para São Luís.

Cidelândia
A polícia, ainda ontem, não tinha conseguido identificar os envolvidos na morte do vereador de Cidelândia Paulo Cezar Miranda de Oliveira, o Paulo Baiano, de 53 anos. A delegada da cidade, Silviane Tenório, disse que a vítima estava desaparecida desde a segunda-feira, 19, e somente na quarta-feira, 21, foi encontrada morta dentro do seu veículo em um terreno baldio, às margens da MA-125, nas proximidades do município de Vila Nova dos Martírios.

Ainda de acordo com a delegada, o veículo apresentava várias perfurações de tiros e o corpo do vereador estava com uma sacola na cabeça e um corte profundo. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz para ser periciado e ficou constatado a causa da morte como traumatismo crânio-encefálico.

Paulo Baiano está sendo velado na residência de sua família, em Cidelândia, e o sepultamento previsto para ocorrer ainda hoje. Paulo Baiano disputou uma vaga de vereador da cidade de Cidelândia nas eleições de 2012 e ficou como suplente, mas assumiu em substituição a uma vereadora.

Gov. Edison Lobão
A polícia também registrou a morte de Edson Rodrigues, o Edinho, ocorrida na noite de quarta-feira, na área de assentamento Palmares, zona rural de Governador Edison Lobão. A vítima era irmão da vice-prefeita da cidade, Rosângela Rodrigues Coelho, e teria sido morta a golpes de facão após discutir com um homem não identificado, em um bar.

O acusado, nome não revelado, também ficou ferido e teve que ser levado para o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), logo que receber alta médica vai ser apresentado na Delegacia de Homicídios de Imperatriz. O delegado regional de Imperatriz, Eduardo Galvão, afirmou que o criminoso vai responder pelo crime de homicídio qualificado. l

6

Foi o número de criminosos presos ontem sob acusação de ataque à residência do candidato a prefeito da cidade de Icatu

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.