A influência dos debates

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Os candidatos entraram ontem naquilo convencionalmente chamado de reta final das campanhas eleitorais, com o início dos debates em emissoras de televisão. E são esses debates - o primeiro, ontem, na TV Guará, outro, dia 26, na TV Difusora, e o Gran Finale, dia 29, na TV Mirante - que formam o principal fator de influência na definição e consolidação do voto do eleitor.
São numerosos os exemplos de debates, em todo o país, que praticamente definiram uma eleição. Esses programas têm o poder de influenciar enormemente o voto do eleitorado indeciso - e até mudar o voto de quem já tinha candidato escolhido.
Foi no debate da TV Mirante, por exemplo, que, em 2008, o então candidato a prefeito Flávio Dino (PCdoB), acabou por perder a eleição para o tucano João Castelo (PSDB), ao passar uma dose de arrogância que foi mal vista pelo eleitor.
Na mesma Mirante, em 2012, a até então apagada candidata do PPS, Eliziane Gama, conseguiu emparedar os demais candidatos e chegou a subir oito pontos entre quinta-feira e o dia da eleição, superando vários adversários e alcançando o terceiro lugar, chegando com poder à mesa de negociações.
São apenas exemplos da importância dos debates no cronograma eleitoral, sobretudo em uma eleição que se mostra distante do interesse do eleitorado. E não basta apenas ir para ser reconhecido pelo eleitor. É preciso mostrar preparo, sem ser arrogante, e educação, sem ser submisso. O eleitor saberá avaliar essas características.

Edivaldo vai?
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tem evitado participação em todos os debates agendados até agora.
Mas sua assessoria garante que ele participará do debate da TV Mirante, que representa o encerramento oficial da campanha de TV.
A ausência nesses programas é vista pelo eleitor como desinteresse em discutir as questões de São Luís.

Braide
O candidato do PMN, Eduardo Braide, está apostando suas fichas na exposição que os debates na TV darão na reta final da campanha.
Tanto que ele próprio tem usado carros de som para anunciar a programação das emissoras à população, sobretudo na periferia.
Com poucos segundos na propaganda, o candidato acha que pode crescer bem na reta final se o eleitor observar mais suas propostas.

Dinheiro tem
O vereador Fábio Câmara (PMDB) mostrou uma conta simples, ontem, em entrevista à TV Mirante, para mostrar como é possível subsidiar o Bilhete Único.
- Basta que se corte o orçamento de R$ 23 milhões da Comunicação. Afinal, a comunicação deve ser feita diretamente com o povo - explicou ele.
O peemedebista destacou que o único lucro que uma prefeitura precisa ter é o lucro social dos serviços prestados ao cidadão.

Insegurança
É assustador o clima de insegurança na cidade de Centro Novo do Maranhão. Somente nos últimos dias, quatro execuções foram registradas num povoado antes pacato.
Ontem, um comerciante que atuava na região foi morto a tiros por dois homens ainda não identificados.
A morte do comerciante ocorreu após a execução de um sargento da Polícia Militar e de um casal suspeito de participação na morte do policial.

Resposta
A população de Centro Novo do Maranhão exige do Governo do Estado uma resposta enérgica do sistema de Segurança Pública.
Mas, por outro lado, denuncia supostos casos de tortura realizados por homens da polícia no município.
O Governo ainda não se posicionou oficialmente sobre as denúncias e nem conseguiu reverter o caos na região.

Conduções
A polícia conduziu ontem à delegacia três pessoas para prestar esclarecimentos sobre suposto envolvimento com o atentado contra a casa de um juiz, em São Domingos do Maranhão.
Clênio Lima Corrêa, o magistrado, é titular da Comarca, e foi acordado na madrugada com o portão da frente de sua casa atingido por seis tiros.
Entre os conduzidos, estavam o candidato a vice-prefeito Clodomir Júnior. Ele é companheiro de chapa de Zé da Folha.

Ministro
O ministro do Supremo Tribunal Federal, (STF) Teori Albino Zavascki, receberá hoje, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes.
A proposta foi apresentada polo desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, e foi aprovada em Sessão Plenária de 23 de novembro do ano passado.
A solenidade de entrega ocorrerá às 10h desta sexta-feira, no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão.

E MAIS

• Distante da guerra quase sangrenta entre as campanhas de Edivaldo e de Wellington, Eliziane Gama espera voltar a crescer nas próximas pesquisas.

• Sonho de poder do PDT, corre o risco de fracassar o projeto eleitoral do partido em São Luís e Imperatriz.

• Pelo menos quatro grupos políticos de olho no governo devem começar a se formar a partir do resultado das eleições municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.