Pedestres no trânsito

Desrespeito a pedestres é causa de mortes no trânsito em SL

Somente em janeiro a agosto deste ano já foram registradas 1.871 infrações de desrespeito aos pedestres na capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Motoristas)

O desrespeito à faixa de pedestres causa acidentes que podem levar à morte. Para se ter uma ideia da falta de respeito do condutor de veículos a pedestres em São Luís, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 1.871 infrações de desrespeito aos pedestres em São Luís.

Por isso, a equipe que compõe a Campanha “SOS Vida - Contra a Violência no Trânsito” realizou ontem mais uma ação educativa em faixas de pedestres da capital. A ação aconteceu na faixa de pedestres em frente ao Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal, localizado na Avenida dos Franceses, na Alemanha. Participaram da ação estudan­tes da unidade e do Colégio Sesi - Escola Anna Adelaide Bello, do mesmo bairro.

Desde seu lançamento, em abril de 2011, mais de 40 ações em faixas de pedestres já foram realizadas pela “SOS Vida - Contra a Violência no Trânsito”.

A campanha surgiu após a morte por atropelamento de uma estudante universitária, no dia 20 de novembro de 2010, quando voltava de uma festa. A estudante era a filha de Lourival da Cunha Sousa, coordenador-geral da campanha.

No ato de ontem, as faixas traziam o nome de Apolinária Barbosa, que tinha 73 anos e foi vítima de um atropelamento na Avenida dos Holandeses, no dia 14 deste mês.

Segundo testemunhas, o motorista trafegava em alta velocidade, ultrapassando os carros, inclusive os que estavam parados na faixa de pedestre, no momento que a idosa e seu marido, Hermínio Ribeiro, 71 anos, atravessam a faixa de pedestres. A idosa não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Já Hermínio Ribeiro ficou gravemente ferido e foi levado para um hospital na capital. O motorista chegou a capotar o veículo. Ele foi preso logo após o acidente e encaminhado para uma delegacia em São Luís.

Mortes
Apesar das campanhas realizadas para aumentar a conscientização dos condutores sobre a importância de se fazer trânsito seguro, a quan­tidade de vítimas em acidentes nas ruas e avenidas de São Luís continua aumentando.
Este ano, 60 mortes no trânsito já foram registradas na região metropolitana, superando a quantidade registrada no mesmo período no ano passado.

Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e são referentes ao período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2016. O ano passado terminou com o registro de 75 mortes no trânsito na Região Metropolitana de São Luís.

O quantitativo representa um aumento de cerca de 13% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 53 óbitos no trânsito da ilha. Somente este mês já foram registradas quatro mortes no trânsito.

Ao fazer-se uma comparação no intervalo compreendido entre os meses de janeiro e setembro de 2015 e 2016, outro dado chama a atenção: em quatro meses houve aumento na quantidade de mortes no trânsito (janeiro, fevereiro, abril e agosto) enquanto nos outros cinco meses (março, maio, junho, julho e setembro) foi registrada uma diminuição no número de óbitos.
No entanto, foi expressivo o aumento na quantidade de mortes de trânsito em alguns meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.