Rezoneamento eleitoral

54 mil ainda não foram receber o título rezoneado em São Luís

TRE informou que mesmo quem não fez a alteração poderá votar; hoje é último dia para quem ainda quer realizar procedimento de mudança de zona eleitoral

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Centenas de eleitores formaram fila ontem, penúltimo dia do prazo, para serem atendidos no TRE
Centenas de eleitores formaram fila ontem, penúltimo dia do prazo, para serem atendidos no TRE (TRE rezoneamento)

A Justiça Eleitoral informou que 54 mil pessoas ainda não procuraram o Fórum Eleitoral Astolfo Serra, em São Luís, para receber o título rezoneado (que sofreram mudança de zo­na eleitoral). De acordo com calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje é o último dia para o recebimento do documento. Por isso, o Fórum funcionará das 8h às 19h, em regime especial.

Ainda segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 126 mil eleitores tiveram alterada a zona eleitoral. Ontem, muitas pessoas procuraram o Fórum de São Luís e, desta forma, souberam onde irão votar este ano. Até as 16h de ontem, 1.300 pessoas haviam sido atendidas.

De acordo com a responsável pelo setor de Atendimento do Fó­rum de São Luís, Silvana Sousa, é necessário que o eleitor procure logo pela manhã o Fórum. “Quanto mais cedo chegar, melhor. Por isso, pedimos paciência às pessoas. Mas todos serão atendidos e cumprirão com suas obrigações legais”, disse.

Segundo ela, apenas o rezoneamento e a solicitação de segunda via de título eleitoral poderão ser feitos hoje. “Qualquer outro tipo de procedimento será feito em seguida. No entanto, a prioridade no momento é a mudança de zona eleitoral e o pedido de novo título eleitoral”, disse.

Casos
A dona de casa Rosângela Santos, moradora da Cidade Operária, sou­be do procedimento de rezoneamento pelo irmão dela. “Quando soube disso, foi ontem [terça-feira]. Aí somente pude vir hoje [ontem] e estou agora sofrendo com longa espera”, disse.

Já o autônomo Reginaldo Santos, morador do Pão de Açúcar, disse a O Estado que aguardava, com paciência, pelo atendimento no Fórum de São Luís. “Toda vez é assim mesmo tem que esperar”, afirmou.

Bairros onde houve mudança de zona eleitoral em São Luís

Angelim

Angelim Velho

Bequimão

CAmboa

Coroadinho

Divinéia

Estiva

Filipinho

Forquilha

Itapera

Ipase

Jardim São Cristóvão

Liberdade

Maranhão Novo

Monte Castelo

Olho d´Água

Parque Timbira

Quebra Pote

Radional

Renascença I

Rio Anil

Rio Grande

Sacavém

Santa Cruz

Santo Antônio

São Bernardo

São Cristóvão

São Francisco

São Raimundo

Tibiri

Vila Brasil

Vila Cascavel

Vila Lobão

Vila Palmeira

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.