Segurança na UFMA

UFMA criará banco para facilitar acesso a dados de pessoas e carros

Após a morte de um estudante da Universidade Federal do Maranhão ocorrida dentro da Cidade Universitária Dom Delgado, área Itaqui-Bacanga, a UFMA e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) assinaram um convênio para garantir patrulhamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Entrada da Cidade Universitária da UFMA, que está desenvolvendo projeto de segurança ostensiva em parceria com a SSP e a PM
Entrada da Cidade Universitária da UFMA, que está desenvolvendo projeto de segurança ostensiva em parceria com a SSP e a PM (Entrada)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar (PM) estão criando um banco de dados de veículos e pessoas suspeitas que transitam no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís. A ideia é facilitar o trabalho da segurança do campus na área Itaqui-Bacanga.

De acordo com a Prefeitura de Campus, desde a assinatura do convênio entre a SSP e a universidade não foram mais registradas ocorrências na Cidade Universitária. “Diversas ações integradas estão sendo desenvolvidas entre a PM e a UFMA para garantir a segurança da comunidade acadêmica. Temos feito também um trabalho nos bairros que ficam no entorno da universidade como Sá Viana, Jambeiro e Vila Embratel, mapeando as áreas de risco para coibir ações criminosas”, informou Guilherme Abreu, prefeito da Cidade Universitária Dom Delgado, onde fica o campus do Bacanga da UFMA.

Guilherme Abreu informou também que a iluminação da universidade está sendo melhorada para garantir a segurança no período noturno e que o sistema de videomonitoramento, que conta com 180 câmeras e funciona há 4 anos, está sendo melhorado. “Quando o monitor que está na central percebe alguma atitude suspeita ele repassa essa informação ao seu supervisor e este toma as medidas cabíveis”, disse.

Ontem, enquanto esteve na Cidade Universitária, O Estado não localizou viaturas da PM fazendo rondas no local. “A universidade e a polícia estabeleceram uma rotina de patrulhamento estratégico. As rondas acontecem nos dias e horários de maior fluxo de pessoas dentro do campus. A sexta-feira é o dia em que temos o trabalho mais ostensivo. Além disso, estamos coibindo a realização de festas e o consumo de bebidas alcoólicas dentro do campus para evitar novas ocorrências”, explicou.

A universidade também disponibilizou um veículo para a PM. O carro está sendo adaptado e será usado exclusivamente no policiamento do campus. Um base da PM também está sendo construída na Cidade Universitária para que a polícia aumente sua presença no campus.

Outra preocupação da universidade é com o grande fluxo de veículos que trafegam pelo campus, por isso, todos são filmados assim que passam pelo portão principal da universidade. “Nós não temos como criar um selo de autorização de acesso porque além dos alunos, técnicos e professores, temos um grande número de pessoas que trafegam pelo campus por causa da presença do IML ou para participar das atividades realizadas aqui”, afirmou.

A filmagem dos veículos e suas placas está ajudando a universidade e a PM a criarem um banco de dados de veículos suspeitos. “Nas sextas-feiras muita gente estaciona seus veículos dentro da Cidade Universitária para irem a festas no Sá Viana. Por isso, estamos fazendo este banco de dados de veículos e pessoas suspeitas, pois não temos como identificar qual veículo pertence a algum membro da comunidade acadêmica”, informou Guilherme Abreu.

Mais

- No dia 5 de agosto, uma sexta-feira, o estudante do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), Kelvin Rodrigues, 22 anos, foi morto dentro de um banheiro do Centro de Ciências Humanas (CCH). Na segunda-feira seguinte, dia 8, a direção da instituição de ensino reagiu com algumas medidas para tentar garantir a segurança dentro dos muros da universidade.

- A medida encontrada para conter a violência foi a assinatura de um convênio com a SSP para que a Polícia Militar (PM) passasse a fazer patrulhas dentro da área da universidade. O convênio foi assinado ainda na tarde da segunda-feira e no mesmo dia a PM começou a fazer o patrulhamento ostensivo na área, com a presença de viaturas.

- Neste mesmo dia o Conselho Universitário resolveu suspender todo e qualquer evento dentro do campus, bem como fechar o cerco ao consumo de bebida alcoólica dentro dos prédios e em qualquer outra área pertencente à UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.