Imunização

Multivacinação acontece até o dia 30 em unidades de saúde de Imperatriz

Campanha foi lançada ontem para atualização do calendário vacinal de crianças menores de 5 anos contra várias doenças; sábado ocorre o Dia D

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Criança recebe dose de vacina em posto de saúde de Imperatriz; em campanha, imunização será ampla
Criança recebe dose de vacina em posto de saúde de Imperatriz; em campanha, imunização será ampla (vacinação)

IMPERATRIZ

Com o objetivo de atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11meses e 29 dias), foi aberta ontem a campanha "multivacinação", que ocorrerá até dia 30 de setembro tendo como dia D de mobilização, o próximo sábado, 24 em todas as unidades de vacinação.

Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas a uma das Unidades Básicas de Saúde do município para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada.

Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. Como por exemplo, BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), entre outras. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

“Vale ressaltar ainda que a campanha de "multivacinação" incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro.

Ela ressalta que as doses já estão disponíveis, nas Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para por em dia a carteira de vacinação.

Saiba mais
A vacinação contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto. Este ano, porém, ela foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão. Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral, a gotinha. Este ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia,contudo, as alterações foram anunciadas em janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.