Falta doador no Hemomar

Hemomar de São Luís necessita de mais doadores de sangue

O ideal seria que pelo menos 200 bolsas de sangue, mas a média é de 120 doações no centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

O número de pacientes é maior que o de doadores. É com esta realidade que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) trabalha. De acordo com o Serviço Social do centro, o ideal seria que pelo menos 200 bolsas de sangue fossem coletadas todos os dias, mas em alguns casos apenas 120 doações são feitas. Por isso, o centro faz campanhas constantes para conscientizar a população da importância de doar.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e demais cidades maranhenses, incluindo a rede privada. Conforme o Hemomar, o sangue coletado é para atender, principalmente, as cirurgias e outras situações de urgências.

De acordo com Frassinete dos Santos Araújo, assistente social do Hemomar, a necessidade de mais doações é constante, pois a demanda é maior que o número de doadores. “Recentemente, com o feriado prolongado tivemos muitas intercorrências e em feriados o número de doações diminui porque muita gente sai da cidade e na volta demora um pouco até retomarem sua rotina”, afirmou.

Ainda segundo ela, a maioria das doações são aquelas destinadas a uma pessoa específica, o que também contribui para que o estoque regular do Hemomar esteja sempre no limite. Foi o caso de Antonilson da Silva Lima, 43 anos, que ontem foi ao Hemomar doar sangue para uma familiar que está internada. “Ela tem anemia aguda, então, vim doar porque ela está precisando. Esta não é a primeira vez que eu dôo sangue, mas há muito tempo não vinha e da vez anterior também foi para alguém que estava hoapitalizado”, afirmou.

A média de coletas varia de 120 a 180 bolsas de sangue, dependendo da época do ano. Além disso, nem todas as bolsas coletadas são usadas. “Após a coleta, nós fazemos uma série de testes laboratoriais para verificar a qualidade do sangue doado e ao fim desse processo temos de descartar algumas bolsas”, informou Frassinete dos Santos Araújo. Entre os motivos para descarte do sangue coletado estão doenças virais de transmissão sanguínea como sífilis, hepatites e o vírus HIV.

Por isso, o Hemomar trabalha para aumentar o número das chamadas doações voluntárias. Em períodos festivos como o carnaval, as festas juninas e de fim de ano, assim como em feriados prolongados, é feito um trabalho de conscientização para aumentar o número de doações. “Já estamos nos preparando para o feriado do dia 12 de outubro, pois nos feriados sempre temos aumento na demanda por sangue. Também faremos uma campanha em novembro em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue”, informou Frassinete dos Santos Araújo.

O aumento no número de doações aumentaria ainda o número de pacientes atendidos pelo Hemomar já que uma única bolsa de sangue pode beneficiar até três pessoas diferentes porque a bolsa doada é fracionada (separada) em três produtos diferentes. O Concentrado de Hemácias, o Concentrado de Plaquetas e o Plasma.

As hemácias são células vermelhas e vão ajudar as pessoas que têm anemia (porque perderam sangue ou porque têm doenças que prejudicam a sua produção). O plasma que é líquido e amarelo. Nele, dentre outros, estão elementos que vão ajudar as pessoas que têm deficiência na capacidade de coagulação do sangue. Já as plaquetas que são elementos muito importantes na primeira fase do processo de coagulação do sangue. Pessoas que fazem transplantes ou quimioterapia são as principais receptoras deste produto.

Mais

Quem tiver interesse em ser doador, pode comparecer ao hemocentro de São Luís, localizado na Rua 5 de janeiro, s/nº, Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo disque sangue: 0800-280-6565 e 3216- 1134.

Requisitos básicos para ser doador:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Números

450 miligramas de sangue é o total coletado em cada doação

4 meses é o intervalo de doações recomendados para homens

3 meses é o intervalo de doação recomendado para mulheres

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.