Preservação

Corte de palmeiras de babaçu resulta em ação no interior do MA

Ministério Público ajuizou ação civil pública contra a prefeitura de São Pedro da Àgua Branca e pede o replantio da vegetação e sanções

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 1º de setembro, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa (ACP) contra a prefeitura de São Pedro da Água Branca pelo descumprimento da Lei Municipal nº 168/2012, que proíbe o corte de palmeiras de babaçu no município, que localiza-se a 699 km de São Luís.
Esta é a segunda manifestação formulada pela Promotoria de Justiça da referida Comarca em desfavor do administrador municipal em decorrência do corte ilegal das palmeiras na fazenda de sua propriedade, desobedecendo a lei que o próprio gestor sancionou em junho de 2012.

Danos
O fato já havia motivado o MPMA a ingressar, na mesma data, com Ação Civil Pública Ambiental, solicitando a condenação à reparação dos danos ambientais e materiais por meio do replantio da vegetação e ao pagamento de morais coletivos no valor de R$ 200 mil.
“O gestor tem ciência das leis municipais, principalmente, as que ele publicou, mas não as cumpre, acreditando que o dispositivo não se aplica a ele”, afirma, na ação, o promotor de justiça Eduardo Antônio Ferreira Zaque..
Na ACP por ato de improbidade, o MPMA requer a condenação do prefeito à perda do cargo e à suspensão de seus direitos políticos em período que varia entre três e cinco anos.
Outras sanções são o pagamento de multa de 100 vezes o valor da remuneração recebida e a proibição de firmar contratos com o Poder Público, receber benefícios ou incentivos fiscais e/ou creditícios por três anos.

Mais
Chamado bauaçu, baguaçu, auaçu, aguaçu, guaguaçu, uauaçu, coco-de-macaco, coco-de-palmeira, coco-naiá, coco-pindoba epalha-branca, é uma planta da família das palmáceas (Arecaceae), dotada de frutos drupáceos com sementes oleaginosas e comestíveis das quais se extrai um óleo, empregado sobretudo na alimentação, remédios, além de ser alvo de pesquisas avançadas para a fabricação de biocombustíveis. Fonte: Wikipédia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.