Este ano

Setembro já registrou uma das mais altas temperaturas do ano

Com baixo índice pluviométrico, o mês já registrou 32,7° C. A previsão é que temperaturas mais elevadas sejam registradas ao longo dos próximos dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Calor)

O mês de setembro já registrou uma das mais altas temperaturas este ano. Em alguns dias, os termômetros marcaram 32,7° C e a previsão é que outras temperaturas elevadas sejam registradas ainda este mês na Grande São Luís.

De acordo com as estatísticas do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o mês de setembro está entre os mais quentes do ano, com baixo índice pluviométrico, em que o volume de chuva esperado para o período é de apenas 23,3 milímetros. Outubro é considerado o mês mais quente do ano, com um baixíssimo índice pluviométrico, com apenas 7,6 milímetros.

Em virtude dessa situação, a previsão é de um registro de temperaturas mais elevadas ao longo dos próximos dias. “Até agora setembro não está sendo o mês mais quente, mas altas temperaturas devem ser registradas”, disse Márcio Eloi, do Núcleo de Meteorologia da Uema. Ainda segundo ele, a temperatura máxima história registrada no mês de setembro foi de 34° C.

Causas - De acordo com núcleo, os grandes prédios, principalmente aqueles construídas às margens da orla marítima da cidade, fazem uma espécie de barreira e impedem a circulação dos ventos, contribuindo para a elevação da temperatura e diminuição da quantidade de chuvas.

A emissão de gases poluentes pelos veículos, como o gás carbônico (CO2), também contribui para a elevação da temperatura da cidade. Hoje, a frota de automotores circulantes em toda a região metropolitana é de mais de 400 mil veículos (conforme estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão - Detran) e essa grande quantidade de veículos também é responsável diretamente por intensificar o problema.

Por causa das altas temperaturas registradas, a população deve ficar atenta e tomar cuidados para evitar que o calor cause problemas à saúde. Além das sombrinhas, bonés, chapéus e bandanas também são boas opções para amenizar o calor. Usar roupas de tecidos de algodão e malha - que absorvem o suor - e evitar tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração, são outra ajuda. Também é importante evitar roupas de cores escuras, que absorvem mais o calor por não refletir a luz solar.

A dica mais importante de todas é não descuidar da hidratação. O indicado é que uma pessoa beba oito copos de água por dia e não é preciso esperar sentir sede para tomar o líquido. Além de repor energias e favorecer o funcionamento adequado de músculos e nervos, a água tem efeitos benéficos para a pele, por hidratar e eliminar as toxinas resultantes da queima das células.

Mais

Volume de chuva esperado para mês do ano (em milímetros)

Janeiro: 244,2 (período de transição: estação seca para a chuvosa)

Fevereiro: 373 (período chuvoso)

Março: 428 (período chuvoso)

Abril: 475,9 (período chuvoso)

Maio: 316,5 (período chuvoso)

Junho: 173,3 (período de transição: estação chuvosa para a seca)

Julho: 131,1 (período de transição: estação chuvosa para a seca)

Agosto: 29,4 (estação seca)

Setembro: 23,3 (estação seca)

Outubro: 7,6 (estação seca)

Novembro: 10,5 (estação seca)

Dezembro: 77,4 (período de transição: estação seca para a chuvosa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.