Educação

Secretário afirma que Cejol passa por melhorias

Na escola foram feitas revisões de instalações elétricas, colocação de aparelhos de ar-condicionado e outras ações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
O secretário Felipe Camarão diz que 144 ventiladores foram instalados
O secretário Felipe Camarão diz que 144 ventiladores foram instalados (Felipe)

Para rebater críticas feitas por estudantes durante protesto na quinta-feira, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, elencou a O Estado, na sexta-feira, 16, melhorias que estão sendo realizadas no Centro de Ensino Jornalista João Lisboa (Cejol - antigo Cegel), localizado no Centro. De acordo com o gestor, entre as medidas recentes executadas na unidade escolar estão a revisão das instalações elétricas e desentupimento do sistema de esgoto, entre outras.
Além destas ações, ainda de acordo com o secretário, também foram instalados, nos últimos meses, 144 ventiladores. Os aparelhos estão sendo substituídos, gradativamente, por aparelhos de ar-condicionado. Alguns deles foram fixados em salas de aula do Cejol e passarão por testes neste sábado, 17.

A pasta informou também que, a partir de segunda-feira, 19, será iniciado o levantamento para recuperação dos banheiros, que estão em mau estado de conservação. “São medidas que vão, sem dúvida, elevar a qualidade de ensino da unidade. Algumas delas já foram tomadas e os alunos têm reconhecido o esforço da gestão em tornar ainda mais agradável o ambiente escolar”, disse Felipe Camarão.

Apesar das melhorias, a pasta reconhece que alguns professores estão fazendo a chamada “operação tartaruga”, caracterizada por descumprimento da carga horária de aula e liberação antecipada dos alunos.

A medida dos docentes motivou a promoção, na quinta-feira, 15, de um protesto – organizado pelos estudantes do Cejol em frente à escola. O movimento causou grande congestionamento na avenida Getúlio Vargas e vias adjacentes.

MP

Recentemente, o Ministério Público do Maranhão (MP), por meio da Promotoria de Educação, solicitou ao Governo do Estado o repasse das folhas salariais dos professores, com o objetivo de analisar as atuais condições salariais remuneratórias dos trabalhadores e, em consequência, emitir parecer sobre o assunto.

Os docentes reivindicam reajuste salarial de 11,36%, cujo percentual foi negado no dia 12 deste mês, por meio de decisão do juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Além da promoção de melhorias físicas na unidade, a Seduc também informou que, de forma periódica, promove atividades no Cejol. Na terça-feira (13), o secretário Felipe Camarão esteve na escola para participar da reunião da caravana de grêmios estudantis (organizações que representam os interesses dos alunos na escola).

Mais

Melhorias feitas no Cejol

- Revisão de toda a instalação elétrica da quadra, com colocação de refletores

- Desentupimento do sistema de esgoto

- Instalação de 144 ventiladores na escola, para melhorar a climatização das salas

- Instalação de subestação, que foi ligada no dia 9 deste mês

- Promoção de testes para verificação do funcionamento correto dos aparelhos de ar condicionado na escola

- Recuperação de banheiros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.