Sonuc

Estudantes participam de simulação da assembleia da ONU

Os alunos se transformam em delegados e simulam organismos de diplomacia internacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Alunos do ensino médio, de várias escolas, e universitários, estão reunidos na Escola Crescimento para mais uma Simulação das Nações Unidas do Crescimento (Sonuc). O evento começou no dia 15 e este ano tem como tema: “Analisar o passado. Reinventar o futuro".

No evento, os alunos se transformam em delegados e simulam organismos de diplomacia internacional, tal como uma Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Juliana Camarão, gerente pedagógica do Ensino Médio da escola, um dos maiores objetivos da Sonuc é aprimorar as habilidades de argumentação, oratória, apreciação de políticas internas e diversos outros aspectos que irão convergir na sua melhor participação no meio social em que está inserido.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado pela organização do evento, que os alunos-delegados vistam roupas que remetam ao país representado.

A Sonuc está dividida em quatro comitês: Conselho de Direitos Humanos, com o tema “A Humanização dos Presídios - A Situação do Cidadão em Reabilitação Social”; Agência de Comunicação, tema “Imprensa do evento (spotteds, pérolas, jornais e redes sociais)”; Comitê de Combate ao Terrorismo, tema “Medidas de Contenção ao Fortalecimento de Grupos Extremistas” e Organização Mundial da Saúde, tema “A saúde ambiental e as perspectivas futuras”.

Para os alunos, tudo é uma oportunidade de aprendizado. André Felipe Ramos, de 16 anos, já está no segundo ano do ensino médio e participa de seu segundo simulado. Para ele, o evento fez com que se apaixonasse pela discussão política e de direitos, tanto que influenciou na escolha de sua carreira, na área do direito. “A gente aprende a ter uma visão diferente do mundo”, afirmou.

Samuel Guimarães já é um veterano de simulações. O hoje universitário de arquitetura já participou de seis etapas e destaca que isso o influenciou muito em seu conhecimento da geopolítica e da diplomacia mundial. “A gente debate temas atuais e de grande interesse”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.