Trânsito

São Luís tem um dos piores trânsitos, diz pesquisa da Waze

Pesquisa do aplicativo Waze com base na avaliação de motoristas mostrou que a capital maranhense ocupa a 141ª posição entre 186 cidades analisadas. Engarrafamentos, falta de estacionamentos e deficiência na sinalização são os principais problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Índice serve como uma espécie de ranking de melhores e piores lugares para se dirigir
Índice serve como uma espécie de ranking de melhores e piores lugares para se dirigir (TRANSITO SÃO LUÍS )

O trânsito de São Luís é apontado como um dos piores entre as 186 cidades pesquisadas pelo aplicativo Waze, com base na avaliação de motoristas que utilizam a ferramenta. A capital maranhense ocupa a 141ª posição, o que reflete a insatisfação dos condutores com relação ao trânsito da cidade. O cálculo envolve uma série de indicadores para mostrar em quais países e cidades os motoristas se sentem melhor enquanto dirigem. No Brasil, as três melhores cidades para dirigir são Volta Redonda ( RJ), Sorocaba ( SP) e Atibaia ( SP).

O índice serve como uma espécie de ranking de melhores e piores lugares para se dirigir. O Waze divulga os dados divididos por países e por cidades (é preciso ter ao menos 20 mil usuários ativos por mês no app para que uma cidade entre no índice).

A lista de países é encabeçada pela Holanda, seguida por França e Estados Unidos. O Brasil, por sua vez, ocupa a 20ª colocação no ranking de países. Em comparação ao ano passado, existe uma ligeira queda causada principalmente por conta da chegada de novos países ao ranking - países que ficam à frente do Brasil, como Austrália e Portugal.

O índice é simples. Ele usa seis medidores para a criação do ranking. Os indicadores são: nível de trânsito; segurança; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local.

Entre estes indicadores, os três primeiros ganham peso maior na conta. “Inicialmente, o Waze tem natureza social e de contribuição. Estamos pegando as informações que os usuários nos entregam e devolvendo a eles com maior valor”, explica Cabral.

Brasil

A cidade com maior índice de satisfação no Brasil é Volta Redonda, no Rio de Janeiro, com um dos melhores níveis de trânsito no mundo. Entre as capitais brasileiras, a mais bem colocada é o Distrito Federal.

Na outra ponta, Maceió traz bastante insatisfação. A cidade é a pior colocada entre as brasileiras e uma das piores colocadas no ranking global.

No caso de São Luís, essa insatisfação tem uma série de motivos. Basta trafegar pelas principais avenidas da cidade para constatar diversos problemas. O principal deles é o engarrafamento, causando pelo excesso de veículos em circulação aliado com a falta de vias para o fluxo dos automotores. A deficiência na sinalização também contribui diretamente para deixar o trânsito lento em vários trechos de avenidas.

Problemas

A pesquisa do Waze, um dos aplicativos mais utilizados por usuários de smartphones para trânsito e navegação, levou em consideração seis fatores para montar o ranking: nível de trânsito; segurança; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local. Para uma desses nível, foi aferida uma escala que variava 1 à 10.

Conforme a pesquisa, o único itens que foi avaliado de forma positiva pelos usuários ludoviceses do Waze foi a segurança nas vias, que teve uma nota de 8.2. Todos os outros ficam com uma pontuação abaixo de 5.0.

O pior índice foi o de serviços ao motoristas, o que inclui estacionamentos ofertados, por exemplo, que teve uma nota de 1.3. Era de se esperar uma pontuação tão baixa nesse quesito uma vez que a falta de estacionamento é um dos principais problemas enfrentados diariamente pelos ludoviceses.

No centro da cidade, encontrar uma vaga para estacionar no horário de meio dia, é como ganhar na loteria: precisa ter muita sorte. E já como a sorte não anda lado a lado com todos os motoristas, muitos deles cometem infrações e estacionam em locais proibidos como em cima de calçadas e outros locais não permitidos pela sinalização.

A qualidade das vias também é fator que desagrada os motoristas da capital maranhense, o que resultou em um índice de satisfação de apenas 4,5. Apesar da pavimentação que foi feita na malha viária da cidade, muitas vias ainda apresentam buracos que causam a irritação dos motoristas que passam por elas.

O nível de tráfego teve uma nota de 4.3. A nota reflete a insatisfação dos motoristas com relação aos engarrafamentos que já não tem hora para acontecer nas avenidas de São Luís. Basta um pequeno acidente ou um semáforo defeituosos para a formação de um congestionamento quilométrico, situação essa que exige que os condutores redobrem a paciência.

O fator econômico e social do trânsito, como o preço dos combustíveis, ficou com a nota 4.9. A rede de usuários do Waze em São Luís, segundo os usuários do aplicativo na capital maranhense, ficou com a nota de 2.7.

Diante dos números, o que sobram são reclamações dos motoristas a respeito do trânsito da cidade. “As vias são mal sinalizadas e não tem guarda de trânsito o suficiente”, disse o taxista João Nunes. A opinião foi compartilhada pelo seu colega de profissão Cássio Cavalcante. “Muitos locais estão precisando também de passarelas”, complementou.

Pesquisa

Apesar do Waze contar com mais de 65 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o estudo concentra-se em países e cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês, o que garante a precisão dos dados e comparações justas entre os países.

Pelo segundo ano consecutivo, o melhor lugar no mundo para dirigir é a Holanda, graças a sua amistosa condição do trânsito e uma sólida qualidade das ruas e de infraestrutura. O ranking é completado pela França, Estados Unidos, República Tcheca e Suécia.

Já El Salvador, Filipinas, Guatemala, Panamá e Indonésia são os lugares menos satisfatórios para dirigir conforme a avalição dos usuários do aplicativos nesses locais. O intenso trânsito nessas localidades é a principal razão desse baixo índice.

O Brasil ocupa a terceira posição na América Latina (atrás de Porto Rico e Argentina, nessa ordem) e a posição número 20 no mundo. O país tem uma das maiores redes de motoristas - só na Grande São Paulo, por exemplo, o Waze conta com cerca de 3 milhões de usuários ativos mensalmente que dirigem mais de 400 milhões de quilômetros com o app a cada mês.

Uma das descobertas deste ano é que, das 10 melhores cidades para se dirigir no país de acordo com a experiência do usuário no app, 6 estão localizadas no interior do estado de São Paulo: Sorocaba, Atibaia, Taubaté, Jacareí, Grande Campinas e Piracicaba. A melhor cidade para dirigir no Brasil é Volta Redonda (RJ), enquanto Maceió (AL) é considerada a pior.

Mais

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que mais de 10 intervenções no trânsito foram realizadas em avenidas de São Luís com o objetivo de melhorar a trafegabilidade dos veículos, entre elas a rotatória do Bacanga/Anel Viário; Avenida Colares Moreira (entrada da Lagoa da Jansen); Avenida Jerônimo de Albuquerque (Curva do 90); Avenida Carlos Cunha (Jaracaty); Ponta do Farol (entrada da Litorânea); Avenida Casemiro Júnior (Anil); além das modificações geométricas na entrada da cidade e andamento dos serviços no retorno da Forquilha.

Para dar fluidez ao trânsito, a SMTT intensificou também os serviços de asfaltamento e recuperação asfálticas, que já beneficiaram mais de 90 comunidades, com o total de 1800 vias requalificadas. Sobre os engarrafamentos, a secretaria disse que realiza diariamente operações de disciplinamento e apoio nas principais vias da capital nos horários de maior movimentação de veículos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.