Pesquisa

Ibope: Edivaldo e Wellington tem empate técnico

Edivaldo subiu para de 29% para 37% nas intenções de votos; Wellington subiu de 20% para 31% e Eliziane Gama caiu de 16% para 10%

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Candidatos que disputam em São Luís)

A pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de votos, divulgada ontem com exclusividade no JMTV 2ª edição e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00239/2016, apresenta os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP) como prováveis protagonistas de um eventual segundo turno na capital.

Edivaldo Júnior, candidato da coligação “Pra Seguir em Frente”, está na liderança do levantamento com 37% das intenções de votos. Wellington do Curso (PP), da coligação “Por Amor a São Luís”, é o segundo colocado, com 31% da preferência do eleitorado. São apenas 6 pontos percentuais de diferença entre ambos, o que caracteriza empate técnico, levando-se em consideração a margem de erro do levantamento, de 3 pontos para mais ou para menos.

Já a deputada federal Eliziane Gama (PPS), candidata da coligação “São Luís de Verdade”, despencou em relação ao ultimo levantamento, e agora aparece com apenas 10% das intenções de votos. Na Ibope anterior, Gama tinha 16% das intenções de votos.

Na quarta colocação aparecem os candidatos Eduardo Braode (PMN) e Fábio Câmara (PMDB), da coligação “Coragem Pra Fazer”, ambos com 3% das intenções de votos.

Rose Sales (PMB) está com 2% da preferência do eleitorado, e Cládia Durans (PSTU), Zeluis Lago (PPL) e Valdeny Barros (PSOL), este último da coligação “São Luís, o Caminho é Pela Esquerda”, aparecem com apenas 1%, cada.

As intenções de voto em branco e nulo são 8% e os eleitores que não souberam ou não responderam ao levantamento totalizaram 3%.

Intenções – De acordo com o Ibope, as intenções de voto em Edivaldo Holanda Júnior passaram a se destacar entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos de idade (aumento de 14 pontos percentuais), os com idade a partir de 55 anos (12 pontos percentuais a mais) e os com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (ganho de 16 pontos percentuais). Wellington do Curso continua sendo mais citado entre os mais jovens, e apresenta aumento de 12 pontos percentuais na faixa etária de 16 a 24 anos de idade, e de 15 pontos percentuais entre os eleitores de 25 a 34 anos.

Wellington também se destaca entre os que têm renda mensal familiar a partir de 5 salários mínimos, com ganho de 18 pontos percentuais. Há também um aumento substancial na intenção de voto entre os eleitores com idade entre 45 e 54 anos (18 pontos), as mulheres (14 pontos) e os com renda de até 1 salário mínimo, também com aumento de 14 pontos. As intenções de voto de Eliziane Gama são mais expressivas entre os eleitores de 16 a 24 anos de idade.

Os demais candidatos não apresentam diferenças significativas nas intenções de voto entre os diversos segmentos analisados nas duas rodadas de perguntas realizadas na cidade.

Mais

A pesquisa Ibope/TV Mirante foi realizada entre os dias 10 e 13 deste mês. Ao todo, foram entrevistados 805 eleitores. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.