Ameaça

EUA, Japão e Coreia do Sul irão se reunir para debater Coreia do Norte

Países vão debater reações ao recente teste nuclear norte-coreano; trio quer novas e mais rígidas sanções da ONU à Coreia do Norte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Washington - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, irá se reunir com seus homólogos do Japão e da Coreia do Sul em Nova York, nos EUA, no domingo,18, para debater as reações ao teste nuclear mais recente da Coreia do Norte, disse o ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul nesta quarta-feira.

Os três países estão pressionando por novas e mais rígidas sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) à Coreia do Norte depois que a nação isolada realizou seu quinto e maior teste nuclear na sexta-feira, 9. O lançamento foi um desafio às já existentes sanções da ONU, intensificadas em março.

A China, principal aliada de Pyongyang, apoiou a resolução de março, mas está resistindo a sanções mais severas desta vez porque Washington e Seul decidiram mobilizar um sofisticado sistema antimíssil na Coreia do Sul, ao qual Pequim se opõe frontalmente.

A Coreia do Sul disse que o chanceler Yun Byung-se e seus colegas Kerry e Fumio Kishida, doJapão, irão se reunir durante a Assembleia-Geral da ONU para discutir o aumento da pressão sobre os norte-coreanos.

Os EUA querem que a China faça mais, e na semana passada o secretário de Defesa norte-americano, Ashton Carter, destacou o papel que disse que os chineses deveriam desempenhar para conter seu vizinho.

A Coreia do Norte vem testando armas nucleares e mísseis balísticos em um ritmo inédito este ano sob o comando do líder Kim Jong Un.

Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou com o sul-coreano Yun por telefone, expressando a oposição de Pequim ao teste nuclear mais recente de Pyongyang, mas também reiterando a oposição à instalação já planejada do sistema antimíssil dos EUA na Coreia do Sul, disse a chancelaria chinesa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.