Saúde bucal

Dicas sobre tratamento de canal em crianças

Intervenção tardia no dente de leite poderá prejudicar a mastigação, a formação da arcada e ainda contaminar os outros dentes permanentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Criança deve ser avaliada por dentista, antes de tratamento
Criança deve ser avaliada por dentista, antes de tratamento (dentista)

Se o tratamento de canal já parece assustador para os adultos, imagina para as crianças? De acordo com Marina Campos Esteves, dentista do Hapvida, o tratamento de canal nos pequeninos é necessário quando a polpa dentária (tecido que se encontra no interior do dente) é atingida por trincas, fraturas dentais, normalmente causadas por quedas e principalmente por um processo avançado de cárie.

O tratamento de canal é a remoção dessa polpa, com a substituição do espaço que ela ocupava por uma pasta obturadora odontológica. Em casos de uma inflamação da polpa (pulpite) é necessária anestesia local. Segundo a especialista, se o caso for mais avançado, ocasionando a morte dessa polpa (necrose), a criança não precisa de anestesia.

“Em dentes de leite removemos a polpa e a substituímos por uma pasta obturadora. Em dentes permanentes substituímos a polpa por cones de um material semelhante à uma borracha, conhecidos como guta percha. Em dentes de leite o tratamento costuma ser realizado em uma única sessão. Em dentes permanentes o tratamento pode durar uma ou mais sessões”, explica Marina Campos Esteves, que diz que somente um dentista pode determinar se há necessidade do tratamento de canal.

Mesmo parecendo assustador para os pais e para as crianças, o tratamento é necessário. Conforme a profissional, a intervenção tardia no dente de leite poderá prejudicar a mastigação, a formação da arcada e ainda contaminar os outros dentes, mesmo os que ainda não nasceram. Ela conta, ainda, que a cárie é a principal causadora do tratamento de canal.

Cuidados
A turismóloga Giovanna Machado já passou por tratamento de canal, mas toma todos os cuidados para que a filha Carina Machado, de 8 anos, não precise da intervenção. “Criança geralmente não se preocupa muito com os dentes e acha até chato. Cabe a mim, como mãe, ficar no pé. Até hoje, ela nunca teve uma cárie”, afirma.

Para evitar o canal, a dentista recomenda escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar o fio dental corretamente. Além disso, é importante evitar que a criança consuma doces com frequência, principalmente quando os responsáveis não estiverem por perto para acompanhar a escovação dos pequenos.


Saiba Mais

Pais devem ficar atentos quando:

- Aparecerem manchas nos dentes, tanto escuras quanto claras;
- A criança se queixar de dor nos dentes;
- Ocorrerem quedas ou traumas sofridos pela criança na região da face.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.