Na AML

Candidatos a prefeito conhecem a história de Haroldo Tavares na AML

Proposta da Academia Maranhense de Letras foi mostrar para os candidatos a São Luís antes e depois de Tavares, considerado por críticos como um visionário

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Candidatos assistem vídeo sobre Haroldo Tavares)

A Academia Maranhense de Letras (AML) promoveu encontro ontem em São Luís com os candidatos a prefeito. O evento serviu para apresentar aos candidatos, a história do engenheiro e ex-prefeito da capital, Haroldo Tavares, considerado por críticos e pela classe política como o melhor gestor que a capital já teve.

A história de Tavares foi apresentada no documentário “Haroldo, o que ousou sonhar”, dirigido pelo cineasta Joaquim Haickel. O início da trajetória de Tavares, como secretário de Viação e Obras Públicas no Governo José Sarney – um dos personagens do documentário -, e traços da gestão de Haroldo na Prefeitura de São Luís, foram explorados no filme.

Participaram do evento, os candidatos Wellington do Curso (PP), da coligação “Por Amor a São Luís”; Eliziane Gama (PPS), da coligação “São Luís de Verdade”; Fábio Câmara (PMDB), da coligação “Coragem Pra Fazer”; Eduardo Braide (PMN); Rose Sales (PMB) e Valdeny Barros (PSOL), da coligação “São Luís, o Caminho é Pela Esquerda”.

O presidente da AML, escritor, poeta e historiador Benedito Buzar, justificou o convite feito aos candidatos a prefeito. Para ele, é importante que os postulantes ao comando do Executivo Municipal, conheçam não só a história de Tavares, mas a transformação que ele promoveu na capital.

“A proposta foi fazer com que os candidatos tivessem uma ideia do que era São Luís no início da década de 1970 e que teve um prefeito que realmente pensava na cidade. Existe uma São Luís antes e outra depois de Haroldo Tavares”, disse.

Ele destaca como alguns feitos de Tavares, obras estruturantes, sobretudo na mobilidade urbana, que serviram para expandir o desenvolvimento social e econômico da capital.

“Haroldo Tavares era tido como um visionário, um sonhador. Ele foi secretário de Obras de Sarney e algumas das grandes obras que Sarney realizou foi pela criatividade dele. Ele fez, por exemplo, o Aterro do Bacanga, a barragem do Bacanga, a São Luís-Teresina, algumas avenidas como a Presidente Médice e enquanto prefeito outros dois projetos brilhantes, que foi o Anel Viário e a ‘despalafitação’, a retirada de palafitas de alguns núcleos da cidade, que foram posteriormente urbanizados por ele. Tavares urbanizou, loteou e entregou para aquelas famílias carentes que residiam ali”, completou.

Buzar também enfatizou atuações de Tavares na Cultura e na Educação e finalizou. “Para se ter ideia da visão que Haroldo tinha sobre uma série de assuntos, ele não era prefeito de Alcântara, mas realizou certa vez uma reunião com prefeitos de todas as capitais do país na cidade de Alcântara. Era um homem que tinha, realmente, uma consciência e uma sensibilidade muito grande”, finalizou.

uma São Luís antes, e outra depois de Haroldo TavaresBenedito Buzar, presidente da AML

Candidatos falam em aprendizado ao assistir a história de Tavares

Os candidatos a prefeito que participaram do evento promovido pela Academia Maranhense de Letras (AML), falaram em aprendizado ao assistirem a história contada em documentário, do engenheiro e ex-prefeito Haroldo Tavares.

Eliziane Gama (PPS), primeira a chegar ao evento, destacou a iniciativa da AML. “Foi um momento muito importante. A Academia está de parabéns, especialmente quando coloca como referência Haroldo Tavares, um homem que estava para além do seu tempo. O que nós temos hoje de infraestrutura e vias estruturantes foram feitas nos anos 1970 por Haroldo Tavares. Então ele é uma pessoa que para mim, especialmente, é referência”, disse.

Eduardo Braide também destacou a iniciativa da AML e a importância para São Luís, da gestão Haroldo Tavares. “Nada melhor para um gestor que sonha em administrar São Luís, do que conhecer a história de Haroldo Tavares, que tem a referência de ter sido o prefeito de visão futurística, o prefeito que estabeleceu as bases para que São Luís fosse hoje o que é no que diz respeito a infraestrutura”, completou.

Valdeny Barros (PSOL) disse ter ficado honrado com o convite formulado pela AML. “É uma ótima iniciativa da Academia, no sentido de resgaste dessa história. A gente viveu num período de ditadura e quase tudo que foi produzido em termos de gestão, a gente tem como tendência esquecer. Mas muita coisa boa foi produzida, muita ente fez coisa produtiva no país e na cidade. Então para nós é um aprendizado isso tudo”, completou.

Wellington do Curso (PP) também falou do caráter pedagógico do evento. “O convite é especial, porque traz as cabeças pensantes da nossa Ilha para ter esse contato com o próximo gestor de São Luís e é importante que tenhamos a noção de qual cidade queremos para o futuro”, disse.

Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PMB) destacaram a figura de Haroldo Tavares. “Sem dúvida nenhuma Haroldo pensou a cidade, quando sonhou com o Anel Viário. O gestor precisa estar á frente do seu tempo, como ele esteve”, disse Fábio Câmara. “Li e acompanhei os trabalhos realizados por Haroldo Tavares e sem dúvida nenhuma ele foi um grande visionário”, enfatizou Sales.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.