Ex-deputado

Eduardo Cunha ilustra vídeo de campanha mundial contra corrupção

Ele é chamado de ''Senhor Trust'' por Transparência Internacional; vídeo informa que ele acaba de perder mandato por mentir sobre contas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Eduardo Cunha é chamado de 'Mr. Trust' em campanha da Transparência Internacional)

Washington - A imagem do deputado cassado Eduardo Cunha está sendo usada como símbolo em uma campanha anticorrupção mundial da Transparência Internacional. Chamado de “Sr. Trust”, ele aparece em um vídeo divulgado ontem, que explica como usou o sistema para esconder dinheiro.

O vídeo informa que em 213 casos de corrupção investigados em 80 países, 70% usaram um veículo corporativo para esconder dinheiro ilícito, e os trusts foram o mais usado desses veículos. Assista.

Trusts são instrumentos legais que permitem que pessoas transfiram a titularidade de bens a um administrador, que gerencia os bens em nome uma pessoa ou um grupo delas. Eles também podem ser usados para esconder os bens. O termo trust, em inglês, significa confiança.

Com imagens de Cunha, a campanha afirma que ele é um dos políticos mais famosos sendo investigados pela procuradoria pública brasileira e que é investigado por seu papel no mega escândalo de corrupção da Petrobras.

Informando que ele acabou de perder seu mandato por mentir sobre contas na Suíça, diz ainda que os procuradores querem que o ex-presidente da Câmara e sua mulher devolvam US$ 30 milhões ao governo brasileiro.

Ao final, o vídeo faz um alerta, dizendo que “há muitos Mrs Trusts em todo o mundo. Ajude a desmascara-los”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.