Crítica

Cidade italiana afetada por tremor quer processar ''Charlie Hebdo'' por charges

Uma das charges mostra vítimas como tipos de massa; tremor do dia 24 de agosto deixou quase 300 mortos na Itália

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

França - Uma cidade da Itália está cogitando processar o semanário satírico francês "Charlie Hebdo" devido a uma charge que mostra vítimas de um terremoto como tipos de massa, e por outra que insinua que a máfia tem culpa pelo saldo de mortes de quase 300 pessoas.

Uma charge, intitulada "Terremoto Estilo Italiano", mostra um homem calvo de pé e coberto de sangue com a legenda "penne ao molho de tomate", uma mulher gravemente ferida perto dele como "penne au gratin" e pés saindo de pisos de um edifício desmoronado de "lasanha".

Após a revolta dos italianos, o semanário, famoso por suas charges provocadoras e desafiadoras, publicou uma segunda charge que mostrou uma pessoa parcialmente soterrada pelos escombros dizendo: "Italianos... não foi o 'Charlie Hebdo' que construiu suas casas, foi a máfia!"

A cidade de Amatrice, lar do molho "matriciana", foi arrasada pelo tremor do dia 24 de agosto.

O governo local classificou as charges como "um insulto macabro, sem sentido e absurdo às vítimas", disse Mario Cicchetti, advogado da prefeitura de Amatrice, à Reuters.

O governo pediu que um promotor local investigue o "Charlie Hebdo" por "difamação grave", um crime para o qual a prefeitura poderá solicitar indenizações civis.

No ano passado, 12 pessoas foram mortas a tiros na redação do " Charlie Hebdo " em Paris por militantes islâmicos que acusaram a revista de blasfêmia por publicar charges do profeta Maomé. O "Charlie Hebdo" não comentou as críticas das autoridades italianas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.