Riscos de acidentes

Campanha eleitoral requer cuidados com energia elétrica

As recomendações aos partidos e candidatos são para ter segurança em ações próximas da rede elétrica e solicitação de ligações provisórias

Divulgação/Cemar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Lembre-se, eletricidade é coisa séria! Não faça ligações provisórias irregulares, é muito perigoso.
Lembre-se, eletricidade é coisa séria! Não faça ligações provisórias irregulares, é muito perigoso. (luz energia lâmpada)

SÃO LUÍS - As eleições municipais estão chegando e com elas as campanhas eleitorais já estão a todo vapor. E para alertar sobre os cuidados para este período, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está orientando os órgãos regionais de partidos sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica durante a campanha eleitoral deste ano. As recomendações da Cemar aos partidos políticos e candidatos locais são para ter segurança em ações próximas da rede de energia e solicitação de ligações provisórias.

Risco de acidentes

De acordo com a Companhia, é comum ter várias situações de risco com o toque acidental de hastes de madeira, plástico ou metálicas na rede elétrica, que são utilizadas como mastros para bandeiras. Atitudes como essa podem provocar acidentes graves e desligamentos da energia. O executivo de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, alerta que a montagem de palanques requer a atenção dos organizadores do evento para a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação.

“Os palanques devem ter sua altura calculada para que fiquem a uma distância segura da rede elétrica. A montagem e a desmontagem dessas estruturas devem ser feitas com cuidado para que nenhum material se aproxime dos fios da rede durante a sua movimentação. Carros de som requerem uma verificação prévia do trajeto para evitar a aproximação de suas partes ou dos ocupantes dos carros e equipamentos da rede elétrica, respeitando a distância mínima de 1,8m”. Todas as partes metálicas dos palcos ou palanques devem ser aterradas, muita atenção com as instalações elétricas provisórias que devem respeitar os padrões e normas técnicas brasileiras, afirma Francisco.

Com relação a hastes, com bandeirolas na extremidade superior, o cuidado a ser tomado é o mesmo que com as antenas de TV. Elas devem ser instaladas longe da rede elétrica, observando sua trajetória em caso de queda, que varia de acordo com o comprimento do objeto, para que sua extremidade superior não atinja a rede em caso caia, ressalta.

Dicas de segurança

· Utilização de hastes para bandeira

Nunca utilize hastes longas como mastro para bandeiras, pois há o risco da aproximação e toque acidental na rede elétrica, provocando desligamentos e/ou acidentes com vítimas.

· Montagem dos palanques

Devem ter sua altura calculada para que não se aproximem da rede elétrica. A montagem e a desmontagem dos palanques devem ser feitas com cuidado para que nenhum material se aproxime dos fios da rede elétrica. Todas as partes metálicas devem ser aterradas. Manter as instalações elétricas dentro dos padrões técnicos vigentes.

· Iluminação

Deve ser feita por um eletricista e não pode ficar ao alcance das pessoas. Os fios da iluminação devem ficar distantes da fiação da rede elétrica. É proibido afixar os circuitos de iluminação do evento nos postes da Cemar.

· Bandeiras e cartazes dos candidatos

É proibido subir em postes e também afixar neles as bandeiras e cartazes dos partidos e seus candidatos. Cuidado com o uso de bambus e varas metálicas, como hastes/suportes para a fixação das bandeiras. Manusear estes objetos próximos ou em contato com a rede elétrica pode causar acidentes graves e fatais.

· Fios partidos

Se você encontrar um fio partido, não se aproxime e afaste as pessoas do local. Ligue imediatamente para o 116 e chame a Cemar. Um fio partido caído ao chão pode estar energizado e somente a Companhia ou as equipes autorizadas poderão removê-lo com segurança.

· Fogos de artifício e artefatos metálicos

Devem ser manuseados somente pelos adultos, em local seguro e longe da rede elétrica. Esses artefatos em contato com os fios elétricos podem provocar curto-circuito e causar acidentes. Atenção para o uso das serpentinas metálicas, estas devem ser evitadas ou usadas somente longe da rede elétrica.

· Ligações Provisórias

Para ligar os palanques e a iluminação dos comícios, chame um profissional especializado para fazer o projeto elétrico e a execução da instalação e solicite uma ligação provisória junto a Cemar. Gambiarras ou ligações clandestinas, além de perigosas para quem as faz e para a população em geral podendo provocar acidentes.

A ligação provisória pode ser solicitada por meio do número 116 ou nas agências de Atendimento da Cemar, com a apresentação da Carteira de identidade (RG), CPF, endereço completo de onde será realizada a ligação.

O pedido deve ser feito com prazo de no mínimo de 72 horas antes do dia do evento para que a Cemar possa executar o serviço. Se você coordenador de Campanha, certifique-se junto ao proprietário do imóvel escolhido para as reuniões e comícios, se o mesmo suporta a capacidade de energia e o volume de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, etc). Importante não deixar para última hora.

Lembre-se, eletricidade é coisa séria! Não faça ligações provisórias irregulares, é muito perigoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.