Desafio São Luís

Jovens discutem o que deve ser feito para o futuro das crianças

Depois de ouvir os pequenos ludovicenses sobre o que esperam do amanhã, <b>O Estado</b> levou seus questionamentos aos mais velhos, para saber o que eles podem fazer para garantir o futuro almejado pelas crianças

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

[e-s001]Muitas pessoas se sentem incomodadas com a situação do ambiente onde vivem e querem “construir um mundo melhor”. Essa expressão é encontrada nos discursos de todas as manifestações políticas e filosóficas desde que se tem registros escritos. É quase como o velho clichê, segundo o qual os jovens são o futuro do Brasil, e é bem verdade que são mesmo. Afinal, um dia eles serão os adultos cujas ações vão influenciar na vida da sua família ou quem sabe da sua comunidade e até mesmo do país. Já que é assim, o que os adolescentes de São Luís acham que podem ou que precisa ser feito para que as crianças que O Estado entrevistou encontrem a cidade que desejam?

LEIA TAMBÉM:

Crianças opinam sobre o que esperam de São Luís no futuro
Moradores reclamam de praças e quadras em estado precário
Demanda de alunos cresceu, mas faltam vagas no Itaqui-Bacanga
Saúde de São Luís não tem financiamento
Condutores apontam malha viária precária como desafio

Nessa quase brincadeira de confissões de adolescentes, eles pensaram em soluções para melhorar a saúde e educação pública, evitar a poluição e o desmatamento, garantir um sistema político sem corrupção, incluir as populações em situação de vulnerabilidade social, e falaram de trabalho social e formação acadêmica. Se os jovens são mesmo o futuro, São Luís tem grandes chances de mudar.

[e-s001]Roberta Porto, 16 anos

"É preciso investir na educação pública. No Brasil, a educação privada é melhor que a pública e o correto seria que elas estivessem no mesmo nível. Assim como a saúde. O serviço público deve ter a mesma qualidade do privado”

[e-s001]Luís Rodrigo Neves, 17 anos

"Quando se fala de segurança, as pessoas só falam em aumentar o número de policiais. Mas nós temos que cuidar das pessoas para que elas não se tornem marginais, dando a elas condições de estudo, saúde, lazer e trabalho, e não excluí-las”

[e-s001]Beatriz Sá, 16 anos

"Precisamos melhorar o asfaltamento das ruas e o transporte público, para que as pessoas que dependem dele tenham um serviço com mais qualidade. O preço também precisa ser mais baixo para que todos possam pagar”

[e-s001]Maria Laura Neves Machado de Barros, 16 anos

"O que eu posso fazer para acabar com a corrupção? Só se eu for política. A sociedade é corrupta. A gente precisa educar as pessoas”

[e-s001]Felipe Castelo Branco, 17 anos

"Temos que construir praças e quadras nos bairros porque esporte e lazer podem tirar os jovens do mundo das drogas, e com isso a violência diminui”

[e-s001]Sângela da Silva Soares, 17 anos

"A população pode mudar a sua realidade. O problema é que na vida adulta a gente não aplica tudo que aprende quando criança. A educação vem da infância. Se a gente fizer isso, a gente muda o mundo”

[e-s001]Lia Gabriela Luciano, 15 anos

"A gente precisa cobrar que a classe política respeite mais a sociedade. Também precisamos ver mais os aspectos positivos dela, em vez de ver só os pontos ruins. E mobilizar as pessoas para que todos contribuam com a melhoria de São Luís”

[e-s001]Ramsés II, 16 anos

"São Luís precisa de novos gestores, que sejam comprometidos de verdade com o desenvolvimento da cidade. Só assim as crianças vão ter a cidade que elas desejam para o futuro”

[e-s001]Débora Jansen, 17 anos

"A saúde pública é ruim porque a medicina não é apenas dinheiro. É uma área que deve ser feita por amor às pessoas, e muita gente quando trabalha no serviço público se preocupa só com o dinheiro e esquece de atender as pessoas de forma mais humanizada”.

[e-s001]Ludmilla Tavares, 16 anos

"Para a saúde pública melhorar, temos que ter profissionais mais comprometidos com o ser humano e democratizar o acesso aos serviços de saúde, para que ninguém fique excluído”

[e-s001]Adriane Barreto, 16 anos

"As pessoas reclamam muito, mas não têm muito cuidado com a cidade. Então, não muda nada. A gente precisa melhorar a educação das pessoas, e isso é algo que vem de casa e a escola só reforça, para que elas aprendam a valorizar a cidade”

[e-s001]Ana Beatriz Trindade, 17 anos

"A gente precisa conscientizar a população para que ela não jogue lixo nas ruas, que coloque o lixo no lixo e cobrar que os projetos de despoluição sejam implementados”

[e-s001]Luciano Porto, 16 anos

"Temos que melhorar a educação para acabar com a corrupção. A pessoa educada pensa melhor no seu futuro, evita se envolver em atos de criminalidade e melhora também o diálogo entre as pessoas, que é algo que está faltando, principalmente esse diálogo pessoal, fora da internet, que está em falta”

[e-s001]Guilherme Sousa Coêlho, 16 anos

"A coleta de lixo e a rede de esgoto precisam ser melhoradas, para que não seja jogado mais lixo na rua nem esgoto no mar, para não comprometer a oferta de água potável no futuro, mesmo que haja tecnologias de purificação da água do mar”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.