Política | Eleições 2016

Escutec indica disputa acirrada de segundo turno em São Luís

Edivaldo Holanda Júnior aparece com 33,5% das intenções de votos, contra 22,3% de Wellington e 15,8% de Eliziane Gama no cenário de primeiro turno
Ronaldo Rocha da editoria de Política10/09/2016
Escutec indica disputa acirrada de segundo turno em São LuísEdivaldo Holanda Júnior, Wellington do Curso e Eliziane Gama disputam eleição (Arquivo)

SÃO LUÍS - A pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec publicada com exclusividade na edição deste fim de semana por O Estado, apresenta o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Pra Seguir em Frente”, aparece na primeira colocação com 33,5% da preferência do eleitorado.

O candidato Wellington do Curso (PP), da coligação “Por Amor a São Luís”, é o segundo colocado no levantamento, com 22,3% das intenções de votos. Ele está à frente de Eliziane Gama (PPS), da coligação “São Luís de Verdade”, que aparece na pesquisa com 15,8% das intenções de votos.

O segundo pelotão apresenta o deputado estadual Eduardo Braide, candidato a prefeito pelo PMN, com 4,5% da preferência do eleitorado, contra 3,8% do vereador Fábio Câmara (PMDB), da coligação “Coragem Pra Fazer”; 2,3% da vereadora Rose Sales (PMB); 1,0% de Zeluis Lago (PPL); 0,5% de Cláudia Durans (PSTU) e 0,1% de Valdeny Barros (PSOL), da coligação “São Luís, o Caminho é Pela Esquerda”.

Neste cenário, o principal da disputa, 8,1% dos eleitores afirmaram que não votaria em nenhum dos candidatos e outros 8,3% não souberam ou não responderam.

Espontânea - Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos a prefeito, Edivaldo lidera com 29,1% das intenções de votos; Wellington aparece na segunda colocação com 19,1%; Eliziane Gama continua na terceira colocação, com 10,5%; Eduardo Braide aparece logo em seguida com 2,6%; seguido de Fábio Câmara, com 2,5%; Rose Sales, com 1,3%; Zeluis Lago, com 0,3% e Cláudia Durans, com 0,3%. Apontaram o item ninguém, 10,3% dos eleitores entrevistados e não souberam ou não responderam, 24,1%.

Rejeição - A pesquisa Escutec também avaliou o quesito rejeição entre os candidatos que disputam a Prefeitura de São Luís.

Edivaldo Júnior aparece como o candidato com o maior percentual de rejeição: 25,9%. Eliziane Gama é destacada como a segunda mais rejeitada do pleito, com 21,3%. Wellington do Curso aparece logo em seguida, com 8,8%; Fábio Câmara tem índice de rejeição de 4,1%; Rose Sales aparece com 3,5%; Eduardo Braide apresenta 3,3%; Zeluis Lago outros 2,9%; Cláudia Durans 2,5% e Valdeny Barros, o candidato de menor rejeição, com 2,3%. Assinalaram ‘nenhum deles’, 11,4% dos entrevistados, e não souberam ou não responderam, 14,3%.

Mais

A pesquisa Escutec de intenções de votos foi contratada pelo jornal O Estado do Maranhão e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00724/2016. A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro, possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Escutec também avaliou cenários de segundo turno

A pesquisa Escutec de intenções de votos também avaliou três possíveis cenários de segundo turno, levando em consideração os candidatos que lideram a corrida de intenções de votos.

No primeiro cenário, entre o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e a candidata Eliziane Gama (PPS), o pedetista vence a simulação com 45,5% das intenções de votos, contra 23,9% da popular-socialista. Neste cenário, 25,8% dos eleitores afirmaram que não votaria em nenhum dos dois e outros 4,9% não souberam ou não responderam.

O segundo cenário simulado pela pesquisa Escutec foi entre Edivaldo e Wellington do Curso (PP). Edivaldo aparece com leve vantagem, com 42,0% das intenções de votos, contra 40,0% do progressista. Neste caso, a situação é de empate técnico.

Apontaram “nenhum deles”, 12,9% dos entrevistados e não souberam ou não responderam, 5,1%.

Já no terceiro e último cenário, Wellington aparece com larga vantagem sobre Eliziane Gama. O progressista tem 50,1% da preferência do eleitorado na simulação, contra 25,4% de Gama. Apontaram “nenhum deles”, 20,0% dos eleitores e não souberam ou não responram, 4,5%.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte