Local

“Bumba, nosso boi” será lançado em São Luís

Livro do jornalista Diego Freire será autografado neste sábado, no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
O jornalista maranhense Diego Freire lançou o primeiro livro
O jornalista maranhense Diego Freire lançou o primeiro livro (Diego Freire)

Depois de ser lançado na Bienal do Livro em São Paulo, o jornalista e escritor Diego Freire desembarca em sua cidade natal para lançar o livro de estreia. Em São Luís, a noite de autógrafos de “Bumba, nosso boi” (editora Empíreo) será neste sábado, às 18h, na sala 338 no São Luís Shopping (Jaracati).

No livro, Diego Freire lança outro olhar sobre o auto do bumba meu boi e conta, a partir de seu ponto de vista, a história do novilho que perdeu a língua desejada por Catirina que, grávida, pede que Francisco “roube” a língua do boi.

Celebrado em muitas partes do Brasil, o folguedo tem, no Maranhão, uma dinâmica própria. Talvez por isso mesmo, Diego Freire, que mora em São Paulo há alguns anos, trouxe para as páginas ilustradas por Rogério Maroja, em forma de versos, uma dúvida cultivada desde a infância.

O autor explica que a ideia do livro veio de uma inquietação. “O auto do bumba meu boi conta que os índios o salvaram da morte, mas nenhuma versão da história diz que sua língua crescera de volta. Catirina comeu e pronto, o boi ficou sem língua”, relata.

Ele sempre quis saber o que aconteceu ao novilho depois de ter sido ressuscitado pelos índios que trouxeram o bicho à vida, mas não devolveram sua língua. Assim, de uma história que fala diferenças, nasceu “Bumba, nosso boi”. “Eu colocava a minha língua no céu da boca e tentava falar sem mexê-la, ficava pronunciando algumas palavras segurando a língua pra checar se ela faz falta. Bom, cresci com essa pulga atrás da orelha”, relembra.

Na história, o boizinho passou a ser discriminado por "falar" com dificuldade, mas superou os preconceitos com a ajuda de outros seres especiais do folclore brasileiro - como o Saci, que não tem uma perna, e a Mula sem Cabeça. Juntos, os personagens do folclore dão uma lição aos bichos e à gente sobre como tratar as diferenças. Além do livro, no espaço do lançamento haverá venda de itens exclusivos e contação de histórias.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Bumba, nosso boi”, de Diego Freire

Quando

Sábado, às 18h

Onde

Sala 338, São Luís Shopping - Jaracati

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.