Paralimpíadas

Brasileira é derrotada no judô por rival ucraniana e repete prata

Brasileira é derrotada no judô por rival ucraniana e repete prata

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Rio de Janeiro

"Lúcia vai te pegar, Lúcia vai te pegar". Esse foi apenas um dos gritos dos animados brasileiros que compareceram em ótimo número às arquibancadas da Arena Carioca 3 para apoiar Lúcia Teixeira de Araújo no judô na Paralimpíada. Empurrada pelos compatriotas, ela tentou, mas foi a rival Inna Cherniak, da Ucrânia, quem a pegou de jeito na final da categoria -57kg. A atleta do Brasil, que já tinha levado a prata em Londres 2012, repetiu a dose no Rio de Janeiro. A luta, contudo, foi muito rápida. A paulistana foi pega de surpresa quando a europeia conseguiu encaixar um golpe logo no início e a derrubou com 40s de confronto. A atleta da casa nada pôde fazer. Dessa forma, sai com o segundo lugar no pódio. Os bronzes foram para Junko Hirose, do Japão, e Hana Seo, da Coreia do Sul.

As primeiras medalhas do judô brasileiro na Paralimpíada vieram justamente na estreia dessa modalidade no programa.Elas aconteceram nos Jogos de Seul 1988. Jaime de Oliveira (60 kg), Júlio Silva (65 kg) e Leonel Cunha (+95 kg) voltaram com três bronzes. O primeiro ouro veio em Atlanta 1996, com Antônio Tenório da Silva (86 kg). Nos Jogos seguintes, Tenório se consagrou como maior nome desse esporte no país. Foi ouro em Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, além de garantir um bronze em Londres 2012. É o único atleta a conquistar ouro no judô paralímpico para o Brasil. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.