Culto afro

Umbandistas celebram os orixás

Procissão dos orixás aconteceu no Centro de São Luís como forma de celebrar a religiosidade afro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Procissão percorreu ruas do centro de São Luís
Procissão percorreu ruas do centro de São Luís (Procissão dos orixás)

Como forma de mostrar a diversidade religiosa em São Luís, ontem, pelo 53º ano seguido, centenas de representantes de cultos afros de todo o estado se reuniram na Praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, para comemorar os 404 anos da fundação de São Luís com a realização da Procissão dos Orixás, evento que celebra a religiosidade afro no Maranhão.

Após concentração, em frente ao Palácio La Ravardière, sede da prefeitura de São Luís, os participantes percorreram algumas ruas do centro em direção à Igreja do Desterro, onde foi encerrado o cortejo com a tradicional lavagem da escadaria do templo religioso, ato que simboliza a limpeza espiritual da cidade.

Segundo Fernando Sólon, diretor de eventos da Federação de Umbanda do Maranhão (FUM), o fato de São Luís ser uma “Ilha Encantada”, remete a tradição do evento, evocando nomes como Luís Rei de França, o dono da cidade, e Dom Sebastião, o patrono das terras do Maranhão.

Simbolismo

O cortejo ainda contou com imagens de Nossa Senhora, São Luís Rei de França e São Sebastião, acompanhados por pessoas vestidas como os principais nomes da crença umbandista, Iansã, Iemanjá, Oxossi, entre outros.

Pelo trajeto, os participantes entoaram hinos que misturavam elementos da religião africana com o catolicismo, mostrando o sincretismo religioso, muito forte na capital maranhense. Como segue a tradição, os pais e filhos-de-santo vestiram-se de branco e levaram velas acesas, vasos de água-de-cheiro e flores como oferendas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.