Cultura popular

Publicação divulga o sotaque de costa de mão

Livro e CD do projeto Lira Jovem serão lançados nesta sexta, na Praça Nauro Machado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Com um mapeamento sobre os grupos de bumba meu boi que preservam o sotaque de costa de mão serão lançados nesta sexta-feira, às 17h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), o livro e o CD do Projeto Lira Jovem – A Nova Geração de Cantadores de Bumba meu boi – Sotaque Costa de Mão. O livro tem produção da Valeu Mandou Legal Produções e Eventos e patrocínio da OI

O lançamento será feito em conjunto com o III Festival Internacional de Folclore do Maranhão, promovido pela Brilho da Ilha Produções, com apoio da Coordenação de Festivais (CIOFF/WAPA) e do Conselho Internacional de Dança.

O evento contará com a presença da delegação intercontinental da Unesco e do presidente da Comissão Nacional de Folclore. Na ocasião, haverá apresentação de grupos folclóricos da Argentina, Paraguai, Peru e Colômbia e dos estados do Pará, Ceará e Maranhão.

Sobre o sotaque costa de mão

O estilo é oriundo da Baixada Maranhense, com predominância nos municípios de Cururupu, Serrano, Bacuri, com alguns grupos também em São Luís. Sua principal característica é a batida dolente, bem compassada, sendo os tambores percutidos pela costa da mão do instrumentista, havendo ainda outros tambores batidos com baquetas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.