Celebração

Festejo de São José de Ribamar começa hoje

Evento católico prossegue até o dia 18 deste mês na cidade balneária; milhares de romeiros são esperando durante o período que é considerado uma tradição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Santuário de São José de Ribamar terá diversa programação
Santuário de São José de Ribamar terá diversa programação (São José de Ribamar)

O Maranhão celebra, a partir de hoje, o seu santo padroeiro, São José de Ribamar, na cidade balneária de mesmo nome. Até 18 de setembro, estão sendo esperados milhares de romeiros, que irão até o santuário para celebrar o pai adotivo de Jesus. Para este ano, a novena apresenta o tema “São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia” e o lema “Sede misericordiosos, como o vosso Pai” (Cf. Lc 6,36), em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco.

A programação será totalmente religiosa com missas, procissões, novena e louvor. Para amanhã está prevista a grande romaria “Caminho de São José de Ribamar” com saída às 19h, na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção ao Santuário São José de Ribamar, percorrendo toda a extensão da rodovia MA-201. Na chegada, uma grande celebração campal acolherá os romeiros.

Segundo o reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto, o festejo é a ocasião para que os romeiros usufruam da Misericórdia de Deus. “As romarias, missas, procissões, caminhadas e confissões são os momentos de evangelização de nosso festejo e eles irão se constituir em oportunidades para adquirir o perdão dos pecados. Além disso, é importante destacar a vivência e a prática das obras de misericórdia materiais e espirituais”, explicou.

Programação

Durante toda a programação ainda ocorrerão outras três romarias, a das crianças, dia 11, da juventude e marítima, dia 17. No dia 18, a procissão de encerramento sairá do Santuário às 16h, percorrerá a avenida principal da cidade e será encerrada com a missa campal presidida na concha acústica, pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva.

Além disso, a paróquia receberá, no dia 11, duas ordenações diaconais. Werley Leite, do Santuário de Ribamar, e José Castro, da Paróquia Nossa Senhora da Glória (bairro Alemanha). Os dois fizeram a preparação teológica e pastoral e agora passarão a somar nos trabalhos da igreja, podendo abençoar matrimônios, presidir batizados, proclamar o evangelho na missa e fazer pregações.

Evento

Grande Romaria Caminho de São José

Dia 10, às 19h, saída da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab

Romaria das Crianças

Dia 11, às 15h, saída da Igreja São Benedito

Romaria Marítima

Dia 17, às 7h, saída do santuário

Romaria da Juventude

Dia 17, às 17h, Igreja São Benedito

Encerramento do festejo

Dia 18, às 16h, procissão pelas ruas de São José de Ribamar com saída do santuário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.