Degradação

Esgoto volta a poluir praia de São Luís

Transformador da Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracati teria queimado na noite de quarta-feira e água poluída jorrou no Rio Pimenta, desaguando no mar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

No dia do seu aniversário São Luís recebeu um presente desagradável: um enorme rio de esgoto, desaguando sua água escura em uma das praias mais movimentadas da ilha, a Praia do Caolho, no final da nova extensão da Avenida Litorânea. Da noite de quarta-feira até a manhã de ontem, o Rio Pimenta, que foi anunciado como limpo após uma série de intervenções de saneamento, recebeu milhares de litros cúbicos de esgoto, jorrados da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Pimenta 1, que estava desligada após uma pane elétrica.

De acordo com o que foi apurado pela reportagem de O Estado, na noite de quarta-feira, 7, o transformador da estação teria queimado, isso fez com que todas as máquinas fossem desligadas. Daí, os esgotos que deveriam passar por ali e serem levados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati caíram direto no rio.

O mau-cheiro estava insuportável, começando no rio e se espalhando por vários quilômetros, levado pelo forte vento. Quem estava mais distante e não sabia o que estava ocorrendo, sentia o odor, outros, que estavam mais perto, assistiam incrédulos do que presenciavam.

O bancário José Pires chegou cedo à praia e se deparou com a cena. Segundo contou, perto das 8h a situação era bem pior, e fez até um vídeo para comprovar o fato. E por onde andava ele ainda tentava alertar as outras pessoas sobre o perigo que elas passavam. “Tentei falar para as mães, que estão com os filhos na água, por conta das doenças que se pode pegar”, afirmou.

Outro que também perdeu a diversão foi o motorista Neilson Aires. Ele foi até a praia com a esposa e ficou incomodado com o mau-cheiro, foi procurar a causa e viu o esgoto rasgando a areia em direção ao mar. Segundo contou, ele procurou uma região um pouco mais distante para tentar aproveitar o mar. “Mas não dá para confiar”, afirmou.

Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) esclareceu que uma pane elétrica ocasionou o problema, tendo sido prontamente identificada e solucionada. A Companhia ressalta, ainda, que está realizando um trabalho de reabilitação em todas as elevatórias, dando prioridade para as que estão situadas ao longo da orla marítima da capital.

Limpeza

No começo deste mês, o Governo do Estado anunciou nos meios de comunicações e propagandas que 90% dos pontos de banhos de São Luís e São José de Ribamar estavam limpos. Isso teria até mesmo influenciado a presença dos banhistas nas praias na manhã de ontem, até mesmo no trecho onde o esgoto jorrava.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), a divulgação periódica das análises de balneabilidade atende a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), determinado pela 8ª vara da justiça federal em 2012. O TAC determinou os 21 pontos de banho para monitoramento, a sinalização das praias com placas e publicação dos resultados em pelo menos dois veículos de comunicação.

A análise mais recente da Sema apresentou 19, dos 21 pontos de banho verificados, próprios para banho, segundo metodologia do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Em sua resolução de nº 274/00, o Conama considera as águas das praias próprias para o banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras colhidas no mesmo local, ao longo de cinco semanas, indica a presença de, no máximo, 100 enterococcus/100 mL. Caso as próximas amostragens apontem um valor superior a 400 enterococcus/100 mL (NMP), as praias serão consideradas impróprias para banho e voltarão a ser interditadas.

Pontos que estariam liberados para banho

Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antonio; atrás do Hotel Praia Mar; atrás do Bar do Dodô; em frente à Praça de Apoio ao Banhista; em frente ao Edifício Herbene Regadas; e em frente ao Hotel Brisa Mar)

São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s; em frente à Barraca da Marcela; em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar; em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo; Foz do Rio Calhau)

Calhau (à direita da elevatória II da Caema; em frente à Pousada Tambaú; em frente ao Bar Malibu), Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II)

Praia do Meio (São José de Ribamar)

Araçagi (São José de Ribamar).

Pontos considerados inadequados

Ponta d’Areia (Em frente ao Edifício Herbene Regadas)

Olho d’Água (A direita da Elevatória Pimenta I).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.