Tradição

Desfile do Dia da Independência é marcado por patriotismo

Marcha dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, da Polícia Militar, dos Bombeiros e dos estudantes tomou a avenida, levando emoção ao público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Policiais  militares fazem apresentação durante  Desfile da Independência
Policiais militares fazem apresentação durante Desfile da Independência (Desfile)

SÃO LUÍS - Cerca de 15 mil pessoas passaram pela Avenida Senador Vitorino Freire, Areinha, na manhã de ontem durante o tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência. Organizado pela Forças Armadas, por meio do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o desfile reuniu militares, estudantes e a população, que acordou cedo para acompanhar a passagem das tropas.

O desfile teve início às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís, marcando o início do ato. Acompanhadas pela Banda Marcial da Polícia Militar, bandas municipais e estaduais, as escolas entraram na avenida desfilando temas ligados à história das Forças Armadas e das instituições ao longo dos tempos. Os estudantes traziam faixas e cartazes com mensagens alusivas à pátria e importância do ensino. A marcha dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, da Polícia Militar e dos estudantes foi, passo a passo, tomando a avenida e levando emoção ao público. As cores vibrantes das fardas e o tom solene misturado à batida forte dos tambores animaram quem foi prestigiar o momento. As cores vibrantes das fardas e o tom solene misturado à batida forte dos tambores animaram quem foi prestigiar o momento.

Da rede estadual participaram do desfile cerca de 700 alunos do Colégio Militar Tiradentes, além de 267 alunos do Colégio Militar 2 de Julho e 50 estudantes da escola Salustiano Trindade. Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros também marcaram presença no tradicional desfile. Aluna do Colégio Militar Tiradentes, a estudante Nayara Raquel, 16 anos, está em seu quinto desfile, mas a emoção é sempre igual à primeira vez. “É um evento muito bonito e emocionante e faço sempre questão de participar”, relatou.

Alunos da Escolinha de Música Dó Ré Mi abriram a participação dos estudantes no ato cívico. Integrando a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), a unidade possui 110 alunos e funciona no Comando Geral da PM, no Calhau. São atendidas crianças e jovens carentes da capital de bairros como Ilhinha, São Francisco, Anjo da Guarda, Liberdade, Bequimão, Cidade Operária, Cidade Olímpica e Maiobão.

Carlos Augusto, 14 anos, morador do Bequimão e aluno da unidade, estava emocionado. “Esse é um começo para um futuro melhor que posso ter na música ou em outra oportunidade, com a participação nesse grupo”, disse o jovem. Funcionando há cinco meses, a escola tem como meta formar profissionais na música em vários instrumentos, incluindo cordas e sopro e retirá-los de situações de risco.

Este ano, a convite do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto participou do desfile. O Corpo de Bombeiros do Maranhão e os escoteiros encerraram a participação cumprindo o ritual circular com o grito de guerra que identifica cada um deles.

Protesto
Como em outras cidades do país, que organizaram protestos contra o governo Michel Temer, frentes populares também realizaram manifestação em São Luís. A concentração do ato aconteceu no Largo de São Pedro, às 8h, e seguiu o percurso oficial dos desfiles cívico-militares. Segurando cartazes e bandeiras, alguns de cara pintada e usando nariz de palhaço, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o presidente que assumiu o cargo após impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O protesto aconteceu durante o Grito dos Excluídos. Manifestação popular que acontece no Brasil desde a década de 1990, após o encerramento dos desfiles do Dia da Independência do Brasil.

SAIBA MAIS

De acordo com o Arquivo Histórico do Exército, as comemorações do Dia da Pátria começaram no século XIX. A data perdeu destaque no período de Regência (1831 a 1840) e voltou a recuperar a importância histórica com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, em 1840. Nacionalmente, o principal desfile ocorria no Rio de Janeiro, então capital do país. Depois, com a fundação de Brasília, passou pelo Eixo Rodoviário, pelo Setor Militar Urbano (SMU) até que, em 2003, foi para o local onde ocorre, atualmente, a Esplanada dos Ministérios. Anualmente, milhares de pessoas se reúnem em avenidas na maioria dos municípios do Brasil para celebrar a Independência do País, comemorada neste 7 de setembro com desfiles cívico-militares. Neste ano, está sendo celebrado o 194º ano da independência do Brasil de Portugal, declarada em 1822.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.