Eleição nos EUA

Pesquisa: Trump com 45% e Hillary com 43% das intenções de voto

Hillary vinha mantendo vantagem na maioria das pesquisas recentes, mas a campanha do excêntrico magnata de retórica agressiva indica uma corrida muito acirrada nas eleições de 8 de novembro.A pesquisa foi feita entre 1 e 4 de setembro com 1.001 adultos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Reuters)

Estados Unidos - Donald Trump e Hillary Clinton estão praticamente empatados na reta final da corrida presidencial, de acordo com uma nova pesquisa nacional divulgada ontem. A pesquisa da CNN/ ORC mostra o republicano Trump com 45% das intenções de votos enquanto a democrata Hillary tem 43%. O candidato pelo Partido Libertário Gary Johnson, que luta para ser incluído nos debates presidenciais, aparece em terceiro lugar com 7%. A pesquisa foi feita entre 1 e 4 de setembro com 1.001 adultos, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais

Nesta pesquisa, Hillary ainda tem vantagem em Estados decisivos, como Pensilvânia e Flórida, que tradicionalmente decidem a eleição. Esse resultado contrasta com a última pesquisa, que dava oito pontos de vantagem a Hillary, no início de agosto.

Segundo a pesquisa, Hillary lidera entre mulheres, minorias e eleitores com nível superior. Trump tem vantagem entre homens, eleitores brancos e aqueles que não possuem nível superior. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 4 de setembro com 1.001 pessoas.

Pesquisas

Hillary liderou a maioria das pesquisas nacionais e estaduais logo após da convenção democrata, em julho, mas Trump tem ganhado fôlego nas últimas semanas, apesar de ter enfrentado dificuldades no último mês, com mudança na equipe de apoio, proposta sobre imigração que confundiu seu potencial eleitorado e ofensa a família de soldado americano. A democrata, por sua vez, tem a sua honestidade colocada à prova e novas informações sobre e-mail enviados quando foi secretária de Estado podem vir à tona.

Em pesquisa de agosto feita pela CNN, Hillary liderava com 52% e Trump tinha 43% das intenções de voto. (Com as agências internacionais e The New York Times)

Segundo a CNN, existem grandes brechas nas preferências dos consultados, segundo gênero, idade, raça e nível de instrução.As mulheres preferem majoritariamente Hillary (53% contra 38% para Trump), enquanto entre os homens Trump recebe 54%, contra 32% para a democrata.

As pessoas abaixo dos 45 anos dão a Hillary uma clara vantagem: 54% contra 29% para Trump.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.