Padroeiro

Festejo de São José de Ribamar começa nesta sexta-feira

Missas, procissões e novenas fazem parte da programação do festejo; no dia 10, acontecerá a romaria de milhares de devotos do padroeiro, com concentração na igreja da Cohab

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Santuário vai receber milhares de devotos no período de 9 a 18 deste mês, em São José de Ribamar
Santuário vai receber milhares de devotos no período de 9 a 18 deste mês, em São José de Ribamar (São José de Ribamar)

Nesta sexta-feira, 9, tem início o tradicional Festejo de São José de Ribamar. Missas, procissões e novenas integrarão a programação religiosa, que atrairá milhares de devotos para a cidade balneária até o dia 18 de setembro. Para este ano, o festejo tem como tema “São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia” e o lema “Sede misericordiosos, como o vosso Pai” (Cf. Lc. 6,36), em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco.

Segundo o reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto, o festejo é a ocasião para que os romeiros usufruam da Misericórdia de Deus. “As romarias, missas, procissões, caminhadas e confissões são os momen­tos de evangelização de nosso festejo e eles irão se constituir em oportunidades para adquirir o perdão dos pecados. Além disso, é importante destacar a vivência e a prática das obras de misericórdia ma­teriais e espirituais”, explicou.


Roteiro
A programação do evento religioso destaca missas, procissões, novena e louvor, entre outras atividades. Nesta sexta-feira, dia 9, é a abertura do festejo às 5h com uma alvorada na Igreja Matriz. Ao longo de todo o dia, a programação segue com a realização de missas em horários diversificados.

No dia 10 de setembro, acontece a grande romaria “Caminho de São José de Ribamar” e terá início às 19h, na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção ao Santuário São José de Ribamar. Elapercorrerá toda a extensão da rodovia MA-201 (Estrada de Ribamar) e,na chegada, uma grande celebração campal acolherá os romeiros.

Além disso, a paróquia receberá, no dia 11, duas ordenações diaconais, de Werley Leite, do Santuário de Ribamar, e José Castro, da Paróquia Nossa Senhora da Glória (bairro Alemanha). “Os dois fizeram uma preparação teológica e pastoral e, agora, a Igreja os ordena. Ambos passarão a somar conosco, podendo abençoar matrimônios, presidir batizados, proclamar o Santo Evangelho na missa e fazer pregações”, como ressaltou o padre Cláudio Roberto.

Até o dia do encerramento, ainda haverá as romarias das crianças, no dia 11, da juventude e marítima, no dia 17. No dia 18, a procissão de encerramento sairá do Santuário às 16h, percorrerá a avenida principal da cidade e será encerrada com a missa campal presidida na concha acústica, pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva.

Abertura do grande festejo (09/09)

5h - Alvorada na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (Moropoia)

6h - Santa Missa (Concha Acústica)

11h - Santa Missa (Concha Acústica)

15h - Santa Missa (Santuário)

17h - Santa Missa (Santuário)

19h - Santa Missa e Novena (Concha Acústica)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.