Migrantes

Aliados culpam política de refugiados de Merkel por derrota

Políticos conservadores chamam o resultado obtido pela CDU em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental de ''catástrofe'' e ''derrota amarga''; secretário-geral da CSU, Andreas Scheuer, disse que o governo terá de tomar decisões mais duras depois do resultado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
( Membros e seguidores do partido AfD celebram resultados das eleições regionais no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental)

Alemanha - Políticos da base aliada da chanceler federal alemã, Angela Merkel, culparam a política de portas abertas aos refugiados pelo pior resultado do partido União Democrata Cristã (CDU) na eleição no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental neste domingo, 4.

A CDU, partido de Merkel, obteve 19% dos votos e ficou em terceiro lugar na corrida para o Parlamento estadual, atrás do Partido Social-Democrata (SDP), com 30,6%, e do partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), com 20,8%. O resultado é ainda mais doloroso para a CDU porque Merkel tem sua base eleitoral em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

O secretário das Finanças da Baviera, Markus Söder (União Social Cristã, ou CSU), que é aliado de Merkel, disse que receber menos de um quinto dos votos deve servir para que a chanceler "acorde" e endureça sua política de refugiados. "Não é mais possível ignorar a opinião das pessoas", afirmou em entrevista ao jornal Nürnberger Nachrichten. "Berlim precisa rever sua estratégia."

Insatisfação
O candidato da CDU ao governo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Lorenz Caffier, considerou que a política feita pelo partido em nível nacional influenciou o resultado. "A insegurança das pessoas não foi suficientemente levada a sério em Berlim", afirmou. O deputado Michael Grosse-Brömer, também da CDU, disse que a insatisfação com a política da grande coalizão teve um papel decisivo no resultado da eleição estadual.

O secretário-geral da CSU, Andreas Scheuer, disse ao jornal Tagesspiegel que o governo em Berlim terá de tomar decisões mais duras depois do resultado. "Precisamos de um limite no número de refugiados, acelerar os processos de repatriação, expandir a lista de países de origem considerados seguros e uma melhor integração", afirmou.

Scheuer também alertou que é preciso estancar a estratégia da AfD de crescer às custas das críticas à política de refugiados de Merkel. O partido já garantiu presença no legislativo de nove dos 16 estados alemães. "Não podemos simplesmente ficar assistindo a um partido lucrar com as deficiências do governo federal em Berlim", declarou aos jornais do grupo de mídia Funke.

O porta-voz para segurança dos conservadores no Parlamento, Stephan Mayer, disse que o resultado é uma "catástrofe". Já o secretário-geral da CDU, Peter Tauber, disse que se trata de uma "derrota amarga" e que o tema decisivo na eleição foi a política para refugiados do governo federal.

Derrota pessoal para Merkel
Apesar de sair vencedor das urnas e poder continuar no governo, o SPD perdeu 5 pontos percentuais em relação à eleição anterior. Para o vice-presidente do partido, Ralf Stegner, o resultado representa uma derrota pessoal para a chanceler.

Todos os grandes partidos pioraram seus resultados em relação à eleição anterior. A CDU recuou 4 pontos percentuais. O partido de oposição A Esquerda perdeu 5,2 pontos percentuais e chegou a 13,2%. O Partido Verde ficou de fora do legislativo, com apenas 4,8% dos votos, portanto abaixo do mínimo de 5% exigido pela legislação. O recuo dos verdes foi de 3,9 pontos percentuais.

Apesar de perder assentos no Parlamento, o resultado eleitoral credencia A Esquerda a uma possível coalizão com o SPD, já que os dois partidos, somados, teriam mais da metade do Parlamento. O mais provável, porém, é que o SPD mantenha a atual coalizão com a CDU.

Mais

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, voltou a defender ontem as principais linhas de sua política para refugiados, apesar da derrota eleitoral sofrida por seu partido no estado federado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental para a direita populista.

Em declarações à imprensa após uma reunião da cúpula do G20 em Hangzhou, na China, Merkel afirmou que seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), deve reconhecer que a população alemã não tem confiança suficiente na efetividade das medidas e, portanto, deve "trabalhar intensamente para recuperá-la".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.