Distrito Industrial

Usuários reclamam de insegurança no Terminal do Distrito Industrial

No local não há vigilantes, ou agentes da Guarda Municipal; segundo os usuários a presença da polícia militar é rara e já houve assaltos por lá

Adriano Martins Costa / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Usuários temem assaltos no Terminal de Integração do Distrito Industrial
Usuários temem assaltos no Terminal de Integração do Distrito Industrial (Terminal Distrito Industrial)

Na manhã de terça-feira, dia 30 de agosto, um adolescente de 15 anos foi baleado por integrantes de uma facção rival, dentro de um ônibus que fazia linha para o Residencial Ribeira. Os bandidos entraram no veículo no Terminal de Integração do Distrito Industrial, um dos cinco que fazem parte do Sistema de Transporte de São Luís. Na sexta-feira O Estado foi até o terminal e verificou que segurança é uma das coisas que não existem por lá.

Os passageiros relatam que não há segurança no local e é só ir lá para confirmar isso. As guaritas que serviriam para abrigar os vigilantes e impedir até mesmo a entrada de pedestres pela região dedicada aos ônibus, está abandonada. Por todo o lado, não é visto um único policial, ou agente da guarda municipal. Nem outro funcionário do terminal, a não ser os que fazem a limpeza, ou trabalham na venda de créditos para os cartões de transporte e de estudantes.

Esses são os que se sentem mais vulneráveis, já que trabalham com dinheiro e não têm nenhuma garantia de que não serão assaltados. Até o momento, por sorte, nada ainda ocorreu com eles. Mesmo assim, o que lhes resta é reclamar.

Os passageiros se sentem na mesma situação. Cleude Silva aguardava um ônibus com os filhos. Usuária contumaz do terminal, ela conta que já presenciou assaltos no local e uma vez a polícia esteve por lá e deteve um grupo de quatro pessoas que agiam de forma suspeita. Ao fim se descobriu que eles planejavam um assalto.

Andreisa Carvalho é outra frequentadora assídua do terminal. Ela mora no Maracanã e estuda na Escola Pio XII, na Vila Palmeira. Ela frisa que tem medo de entrar no local, pois não tem nenhuma vigilância, tem medo também de andar nos ônibus, por causa do risco constante de assaltos. Como forma de tentar minimizar essa sensação, sempre tenta andar em grupos grandes, junto dos amigos da escola.

Gerenciamento
O Terminal de Integração do Distrito Industrial, situado fora da área urbana do município, é o menor da cidade e foi construído às margens da BR-135. Está localizado na região com menor densidade populacional de São Luís, mas onde a maioria das pessoas se utiliza do transporte público. A partir deste mês, junto com o terminal da Praia Grande, ele passa a ser administrado pelo consórcio de empresas que venceram a licitação do transporte público.

Passa a ser de responsabilidade dessas empresas administrar e controlar a operação no local, bem como fiscalizar, controlar e disciplinar a operação das linhas integradas, executar o serviço de limpeza, conservação, manutenção,segurança patrimonial e reforma, e também implantar e manter a sinalização dos espaços, tudo com vias de garantir a regularidade do atendimento, a segurança e o conforto dos usuários.

Morte
Segundo informações da polícia, o jovem de 15 anos, conhecido como Kidiabo, teria entrado no ônibus que fazia a linha Distrito Industrial-Residencial Ribeira, onde ele morava, por volta das 10h. Na parada seguinte, os dois bandidos entraram e começaram a assaltar o veículo.

Eles chegaram a recolher pertences dos passageiros e a renda do coletivo, algo em torno de R$ 200,00. Na saída, se depararam com Kidiabo sentado no fundo do veículo e atiraram.Ainda com vida, o adolescente foi encaminhado para o hospital Socorrão I, onde morreu à tarde.

SAIBA MAIS

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) comunicou que a segurança nos terminais de integração é feita pela Guarda Municipal em forma de ronda, nos três turnos. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou também que não há registro de incidentes dentro dos terminais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.