Diferença

Três cidades do Maranhão têm mais eleitores do que moradores

Segundo levantamento feito pela Folha de SP, Junco do Maranhão, Porto Rico do Maranhão e São Raimundo do Doca Bezerra estão incluídos entre os 352 municípios que se encontram nesta situação no país

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Levantamento aponta que 352 cidades do Brasil têm mais eleitores do que moradores.
Levantamento aponta que 352 cidades do Brasil têm mais eleitores do que moradores. (Eleitores poderão perder títulos)

SÃO LUÍS – Levantamento feito pela Folha de São Paulo, com cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a estimativa populacional divulgada nesta semana pelo IBGE, mostra que 352 cidades do Brasil têm mais eleitores do que moradores. Dentre estas, segundo o jornal, três são do Maranhão: Junco do Maranhão (3.330 moradores / 4.370 eleitores), Porto Rico do Maranhão (5.847 moradores / 6.584 eleitores) e São Raimundo do Doca Bezerra (5.082 moradores / 5.186 eleitores). A maioria dos munícipios encontrados nesta situação estão em Minas Gerais e Piauí.

O cruzamento destes dados mostra que em Junco do Maranhão existe uma soma de 32,23% a mais de títulos eleitorais do que moradores. Já em Porto Rico, esse percentual fica em 12,60% e em São Raimundo do Doca a diferença é de 2,05%.

A publicação afirma que isso geralmente ocorre em cidades pequenas do interior. Dessas 352 cidades, 296 têm menos de 5 mil habitantes. Uma a cada quatro está em Minas Gerais; somando-se as de Goiás e Piauí, chega-se quase à metade delas.

No município de Severiano Melo (RN), por exemplo, o número de eleitores seria mais do que o dobro do de pessoas residentes. A “terra do caju”, no oeste potiguar, teria 7,4 mil eleitores contra 3,5 mil moradores. Nada menos do que 111% a mais. Borá (SP), a menor cidade do Brasil, tem 45% de eleitores a mais do que seus 838 moradores.

No entanto, a reportagem lembra que essa situação não necessariamente significa que haja problemas de fraude. Mesmo assim o normal é que, pela lógica, o eleitorado de um município deve ser sempre menor do que sua população, dado que os menores de 16 anos não têm direito a voto. Pelas pirâmides etárias do Brasil, pouco menos de 15% da população ainda não tem idade para votar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.