IFMA Maracanã

Comunidade acadêmica do IFMA Maracanã reclama de acesso precário ao campus

Buracos e assaltos prejudicam o trânsito dos moradores da região e dos estudantes, professores e funcionários da instituição de ensino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Por causa da buraqueira, para passar na Avenida dos Curiós, veículos têm de reduzir velocidade
Por causa da buraqueira, para passar na Avenida dos Curiós, veículos têm de reduzir velocidade (Rua dos Curiós)

SÃO LUÍS - Quem precisa trafegar diariamente pela Avenida dos Curiós, no Maracanã, tem enfrentado problemas como buracos e assaltos a ônibus. Esse é o caso da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã (antiga Escola Agrotécnica), que tem essa avenida como principal acesso.

Toda a extensão da avenida está tomada por crateras que atrapalham o tráfego de veículos pequenos e grandes. Segundo os moradores da região, a via não recebe reparos há muito tempo e os buracos ficaram maiores com a combinação das chuvas do início do ano e a passagem de veículos pesados. Para passar pela via, é preciso reduzir muito a velocidade e fazer um zigue-zague entre os buracos para evitar prejuízos.

Além dos prejuízos para o trânsito, estudantes e professores ressaltam que os buracos colaboram para a ação dos criminosos. O professor e conselheiro do grêmio estudantil, Weversom Scarpini Almago, conta que já foram encaminhados vários pedidos de reparos para a via, mas não houve retorno. “Fora os moradores, temos 4 mil pessoas circulando naquela avenida, um trecho de 2 km com total descaso por parte da Prefeitura. Já pedimos várias vezes e não foi feito nenhum reparo. Falam apenas que está dentro do projeto”, afirmou.

Ainda de acordo com o professor, a preocupação maior é que os criminosos comecem a fazer vítimas fatais nesse meio, onde estão encontrando condições favoráveis para abordar os alunos e professores. E esse é o mesmo medo dos estudantes. Miquelangelo Silva está no primeiro ano de estudos no campus Maracanã e já presenciou uma tentativa de assalto no ônibus que ele estava quando saia do campus.

O estudante lembra que, há cerca dois meses, três homens e uma mulher armados com faca tentaram entrar no ônibus que deixava o bairro pela Av. dos Curiós no fim da tarde. “O motorista percebeu e não deixou todos entrarem. Aí como eles não conseguiram roubar os passageiros, feriram o motorista. A gente vem e vai embora todo dia com medo”, disse o estudantes.

Reivindicação
A insegurança na região onde está localizado o campus é uma reclamação antiga da comunidade acadêmica. Em junho de 2015, um ônibus da linha Vila Esperança foi assaltado em frente ao Campus IFMA no Maracanã. Quatro homens teriam esperado o ônibus no ponto final da linha, que fica em frente à instituição. Ao entrar no veículo, anunciaram o assalto. A cobradora do ônibus foi esfaqueada na perna e um aluno sofreu escoriações ao tentar fugir do coletivo.

Ainda no ano passado, em junho, diretores e estudantes do campus Maracanã e representantes da comunidade Vila Esperança reuniram-se com representantes da Polícia Militar para discutir medidas de segurança. Na ocasião, foi levantada a possibilidade de oferta de espaço na área da instituição para que fosse construído um ponto de apoio à PM. Também ficou acordado que o campus encaminhará documento à Secretaria Estadual de Segurança Pública, para solicitar o reinício do processo de formação do Conselho Comunitário da Vila Esperança e ainda uma audiência pública com o secretário da pasta.

Já neste ano, em abril, os estudantes do instituto fizeram uma manifestação nas proximidades do km 5 da BR-135. O motivo principal do protesto foi o último reajuste tarifário das passagens de ônibus do sistema de transporte coletivo. Mas os alunos aproveitaram a ocasião para reivindicar também por mais policiamento na região, visto que professores e alunos eram alvos recorrentes de criminosos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.