Temporada de veraneio

Defesa Civil continua monitoramento do nível do Tocantins

Águas do rio elevaram-se esta semana e superintendência quer garantir que barraqueiros e banhistas não sejam surpreendidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Imperatriz – A Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz anuncia que o período de veraneio nas praias do Rio Tocantins - Cacau e do Meio – será encerrado no dia 18 deste mês, domingo. Até lá, o órgão fará, constantemente, o monitoramento do nível do rio. A medida visa prevenir quaisquer acidentes que possam ser ocasionados pela oscilação.

No início desta semana aumentou a vazão da Hidrelétrica Estreito e as equipes da Defesa Civil intensificaram o monitoramento do Tocantins. De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz, Francisco Chagas, na quarta-feira (31) o nível da água variou por volta das 6h.

A oscilação das águas do Rio Tocantins levou as equipes do órgão em paras as praias do Cacau e do Meio, para alertar os barraqueiros a terem cuidados especiais. Francisco das Chagas pontua que a oscilação já estava prevista desde o dia 20 de agosto.

O aumento do nível das águas do Tocantins, segundo o superintendente, ocorreu em função de um blecaute no sistema hidrelétrico do país. Ele disse que a Agência Nacional das Águas (Ana) determinou o aumento de duas horas na geração de energia das usinas, ocasionando assim o aumento na vazão das mesmas.

“O rio amanheceu, na última quinta-feira, com 1.72 negativo estabilizou por volta das 18h com 1.06m. E ontem baixou cerca de 70 centímetros”. O papel da Defesa Civil é fazer o monitoramento, para informar aos barraqueiros e também à população de modo geral sobre quaisquer eventualidades decorrentes de elevação do nível do rio”, alertou Francisco das Chagas.

Praias

A Defesa Civil, desde o início da temporada de veraneio faz o monitoramento do Tocantins e reforça a segurança nas praias para garantir que banhistas se divirtam. Salva-vidas foram treinados e contratados pelo Município para esta finalidade.

Francisco das Chagas ressalta que desde a abertura – dia 17 de julho - até o momento não há nenhum registro de mortes nas praias do Cacau e do Meio. “São sete fins de semanas de trabalho para nossa equipe e de diversão para os banhistas, mas estamos muito satisfeitos porque, até o momento, não houve uma fatalidade, não foi registrada morte em nossas praias”, comemora.

Durante o veraneio, os banhistas são orientados a banharem na área demarcada com boias, pois além da faixa de areia ser rasa, ainda conta com a presença dos guarda-vidas que estão atentos à movimentação dos banhistas.

“Nós também orientamos que as pessoas se contenham no uso de bebida alcoólica, principalmente se tiver com criança”

Francisco das Chagas

Superintendente da Defesa Civil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.