Desafio São Luís

Apesar de avanços, São Luís ainda tem muitas ruas e bairros sem asfaltamento

De acordo com a Prefeitura, de 2014 até hoje foram implantados mais de 450 quilômetros de asfalto na capital, mas em diversos bairros da cidade ruas asfaltadas ainda são um sonho da população, que convive diariamente com poeira

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

[e-s001]Uma cidade de 1 milhão de habitantes dentro de um país em crise econômica. Quem vencer a eleição de outubro em São Luís terá muito trabalho pela frente. E prover a infraestrutura que consiga acompanhar, mesmo que a distância, seu rápido crescimento, que traz consigo demandas cada vez maiores por parte da população, será um dos principais desafios da próxima gestão municipal, que começa dia 1º de janeiro de 2017. Asfaltar ruas, executar obras de drenagem profunda, reformar logradouros públicos, disciplinando o espaço urbano, são apenas algumas das medidas que precisarão ser tomadas.

De 2014 até hoje, foram implantados mais de 450 quilômetros de asfalto em toda a São Luís, de acordo com informações da Prefeitura de São Luís. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que o conjunto de obras de urbanização realizadas já alcançou mais de 1.800 ruas em cerca de 90 bairros da capital. Somadas a esses serviços, diversas frentes de trabalho, com recuperação e construção de calçadas, canteiros e meios-fios. Na lista da Semosp de localidades que há mais de 40 anos não recebiam melhoria está a Rua Castro Alves, no bairro Vila Passos.

LEIA TAMBÉM:

Moradores reclamam de praças e quadras em estado precário
Demanda de alunos cresceu, mas faltam vagas no Itaqui-Bacanga
Saúde de São Luís não tem financiamento
População aguarda melhorias no sistema de transporte coletivo de SL

Apesar disso, ainda há muitas ruas em São Luís que precisam passar por obras de requalificação e implantação de asfalto. Uma dessas vias é a Rua 2, no Jaracati. Na via, o asfalto está comprometido. Em uma das laterais, a calçada está tomada pelo mato e a outra, que margeia um curso d’água, tomada por lixo. “Passar por aqui é complicado porque, se você passa de carro, tem de passar com muito cuidado. Se passa caminhando, o risco é de ser atingido por um condutor porque não tem calçada”, diz a moradora Antônia de Sousa.

Próximo ao Jaracati, o bairro Ilhinha também precisa de obras que melhorem a pavimentação de suas ruas, como a Travessa Frei Antônio, onde a buraqueira atrapalha quem trafega por lá. “Essa rua seria ótima para a gente cortar caminho da Lagoa para a Holandeses ou o contrário, mas de que jeito, se ela está toda esburacada? À noite, é ainda pior, porque ela é mal iluminada, e a gente acaba caindo nos buracos porque não conseguimos enxergar onde eles ficam”, reclama o condutor Ronaldo Martins.

Poeira e lama
No Recanto dos Vinhais, a população tem duas reclamações em relação à pavimentação das vias. A primeira é justamente a falta de asfaltamento e a segunda, a poeira, que invade as casas e incomoda os moradores. “Aqui na minha rua, asfalto é uma lenda. Isso traz muitos transtornos, porque nossa rua é uma ladeira. Então, nesse período de estiagem a gente consegue trafegar melhor, mas a poeira acaba adoecendo muita gente. No período de chuva, a poeira some, mas aí vira um lamaçal. Ou seja, passamos o ano trocando uma dor de cabeça por outra”, comenta a moradora Suzana Menezes, que mora na Rua F, do
Loteamento Boa Morada.

[e-s001]Ao fim da Rua F, fica a Rua Tadeu Palácio, outra do Recanto dos Vinhais onde o asfalto ainda não chegou. “A gente está esperando que o asfalto chegue. Fizeram uma obra enorme aqui ao lado de uma estação de tratamento de esgoto, asfaltaram muitas ruas vizinhas, nas a nossa ficou de fora. Vejo na TV que estão afasltando muitas ruas em São Luís. Então, fico nessa esperança de asfaltarem aqui também”, afirma José de Ribamar Soares, morador.

A Semosp informou que, além da pavimentação asfáltica (requalificação e implantação de asfalto em ruas que não tinham o benefício) e do calçamento de ruas, a Prefeitura de São Luís investe na implantação de drenagem profunda, construção de calçadas, implantação de meio-fio e sarjeta. E que os serviços já somam mais de 20 quilômetros de rede de drenagem, com a construção de canais e de galerias, reconstrução de encostas de rios, tendo como principal objetivo acabar com pontos de alagamento que anualmente atingiam milhares de famílias nas regiões onde as obras estão em execução.

SAIBA MAIS
Bairros asfaltados

De acordo com a Prefeitura de São Luís, estão em andamento serviços de requalificação e implantação de asfalto em bairros como Alemanha, Vila Passos, Barés, João Paulo, Coroadinho, Parque dos Nobres, Parque Timbiras, São Raimundo e região no entorno, Residencial Paraíso, Vila Riod, Vila Isabel, Cidade Olímpica, Santa Clara, Vila Apaco entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.