Reconhecimento

Jovens são premiados em concurso de redação da DPU

Daiane Camilo Duarte e Evaldo Nogueira são estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana e fizeram textos sobre o que DPU significa em suas vidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Dois estudantes maranhenses, Daiane Camelo Duarte, de 26 anos, e Evaldo Silva Nogueira, de 24 anos, conquistaram o prêmio nacional do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), na categoria Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Médio. Ambos são estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de São Luís, e Daiane tem um motivo a mais para comemorar o prêmio, já que ela também cumpre pena na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) Feminina do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A cerimônia de premiação foi na manhã de ontem, no auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do maranhão (TJMA). Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades e representantes políticos. A defensora pública federal Quézia Custódio, chefe do DPU no Maranhão, destacou que o principal objetivo do concurso foi alcançado, que é fazer com que os estudantes pudessem entender o DPU e instigá-los a desenvolver seu senso crítico.

Nervosa, Daiane Duarte contou que teve muita ajuda de sua professora orientadora, Raimunda Amorim, na confecção de seu texto, mas que por fim soube expressar o que a Defensoria Pública significa em sua vida e como o órgão trabalha para garantir os nossos direitos. Natural de Boom Jardim, a redação dela teve a nota 8.25.

Já Evaldo Nogueira destacou que o trabalho que sua professora, Sheila Gomes de Castro, vinha realizando nas aulas de produção textual ajudou bastante na finalização de seu trabalho. Além disso, o tema foi abordado em turma. O jovem, que estuda em Paço do Lumiar, no C.E. Dr. Luiz Sérgio Cabral, e mora com os irmão, afirmou que não acreditou muito na hora em que recebeu a notícia, mas que estava muito feliz com a premiação. Sua redação recebeu a nota 9,5.

Segunda edição
O Concurso de Redação, promovido pela Defensoria Pública da União, já iniciou sua segunda edição. As inscrições vão até 16 de agosto e são direcionadas para alunos de escolas públicas do ensino fundamental maior (6º ao 9º ano) e ensino médio, do ensino regular e educação de jovens e adultos.

O concurso é parte do plano estratégico da instituição e visa fortalecer a visibilidade da DPU, na defesa dos direitos de quem não pode pagar advogado para ter acesso à Justiça. Este ano o tema é: “Tráfico de Pessoas. Diga não.” Os alunos concorrem em 14 categorias.

As inscrições e mobilizações são realizadas nas escolas. Material de divulgação, regulamentos e a ficha de participação podem ser encontrados no site: http://www.dpu.gov.br/concursoderedacao . Informações podem ser obtidas no telefone 3182-7620.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.