Evento

Doenças infecciosas vão ser debatidas em São Luís

Congresso Norte-Nordeste será realizado no Hotel Pestana, e entre os temas tratará das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
José Macedo explicou o objetivo do Congresso de Infectologia
José Macedo explicou o objetivo do Congresso de Infectologia (Médico)

São Luís sediará, de 8 a 10 deste mês, da 6ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Infectologia. Durante esses três dias médicos, especialistas, professores e pesquisadores de doenças infectocontagiosas discutirão zika, chikungunya, dengue, malária, uso de antibióticos, entre outras situações e doenças da área.

“O objetivo do congresso é divulgar a ciência do conhecimento médico acerca das doenças infecciosas e parasitárias”, destaca o médico José de Macedo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia no Maranhão (Sbima).

O médico ainda ressalta que os conferencistas e as mesas redondas vão abordar as grandes endemias que estão assolando o país, principalmente por conta do clima, em especial aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, e as suas complicações, como a microcefalia.

Mas também não dá para esquecer as outras doenças, que convivem com o brasileiro há bem mais tempo, como a malária, que ainda assola algumas regiões do país, principalmente a Norte, e a febre amarela, que a princípio estaria erradicada em humanos no Brasil, mas que pode retornar, devido aos fluxos migratórios.

Medicação
O uso de antibióticos pela população também será abordado no evento. Hoje, a venda dos medicamentos é regulada. O cliente só leva o produto se uma cópia da re­ceita ficar retida na farmácia, mas, mesmo com a lei, a venda ilegal ainda é praticada. Isso preju­dica enormemente o tratamen­to médico, já que cria micróbios mais resistentes à medicação. “O uso indiscriminado de antibióticos é um problema de saúde pública, e mesmo com a lei segue por baixo dos panos”, afirmou Ma­cedo.

SAIBA MAIS

Evento: VI Congresso Norte-Nordeste de Infectologia
De 8 a 10 de setembro, no hotel Pestana, em São Luís
Aberto a médicos e demais profissionais da área de saúde
Programação com conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.